Ambiente mexe com a península

62
visualizações

Na escola, no jardim na praia e até no teatro está a comemorar-se o Dia Mundial do Ambiente. Vários concelhos da península de Setúbal têm actividades programadas para lembrar que um amanhã mais saudável começa com boas práticas hoje

 

- Pub -

 

 

Escolas, autarquias e instituições celebram hoje o Dia Mundial do Ambiente, umas com iniciativas direccionadas especificamente para esta data, enquanto outras terminam agora um programa que está a decorrer desde o mês passado.

É o caso de Almada que começou a comemorar a Semana Verde a 22 de Maio e termina hoje no Teatro Municipal Joaquim Benite com o Fórum 21 da Criança: O Parlamento dos Pequenos Deputados, entre as 10h00 e as 12h30. As crianças de várias escolas do concelho apresentam ao executivo municipal as suas preocupações, sugestões e desejos para o futuro de Almada e do Planeta.

Por seu lado Palmela assinala este dia com a apresentação da Campanha Ambiente e a assinatura do Protocolo de Colaboração com a empresa Azimuthbenefit, com vista à instalação de cinco postos de carregamento de veículos elétricos no concelho, vai ser na Biblioteca Municipal.

Enquanto isso, Setúbal vai receber o Selo Verde, atribuído pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA) como reconhecimento ao município por estimular as boas praticas ambientais.

Os resultados e a atribuição do Selo Verde são conhecidos hoje, às 10h00, no Parque do Bonfim, sendo que a certificação tem atualmente 18 entidades candidatas, entre sete empresas, três juntas de freguesia, sete escolas e uma coletividade.

Juntamente com o Selo Verde, a organização atribui às juntas de freguesia um apoio financeiro “até 3 000 euros”, e aos estabelecimentos de ensino de “até 1 500 euros” para a “implementação de medidas amigas do ambiente, como arranjos de espaços verdes e instalação de sistemas de iluminação de baixo consumo”, indica informação da autarquia.

Às empresas e coletividades que recebam o Selo Verde “é assegurada, de forma ampla, a divulgação e promoção da atribuição da certificação em canais comunicacionais da autarquia, nomeadamente em plataformas digitais, materiais promocionais e eventos de caráter turístico e ambiental”.

 

Selo Verde ‘carimba’ Setúbal

 

A cerimónia de hoje inclui ainda o hastear da bandeira do Selo Verde, o lançamento da 2.ª edição do Selo Verde e a apresentação da nova edição do Guia de Boas Práticas Ambientais, documento de consulta rápida e com linguagem simples, que fornece um conjunto de recomendações úteis de preservação do meio ambiente.

O Parque do Bonfim vai ainda receber o jogo gigante das Maletas da Sustentabilidade, projeto desenvolvido pela ENA, que desafia os mais novos sobre as 17 “Metas do Planeta”, em formato de perguntas com três possibilidades de resposta.

O Selo Verde – Certificado de Qualidade Ambiental do Município de Setúbal, implementado numa parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, resulta da adesão da autarquia ao Pacto de Autarcas, compromisso assumido pelos municípios de vários países europeus para a implementação, a nível local, de políticas e medidas que contribuam para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

Atribuído gratuitamente, esta distinção tem como objetivo o reconhecimento de práticas e ações que promovam a qualidade ambiental, nomeadamente quanto à gestão eficiente de resíduos, da energia, da água, da mobilidade e consumo sustentáveis e, sobretudo, na redução das emissões de dióxido de carbono.

Visa ainda incentivar o desenvolvimento de novos procedimentos de qualificação e certificação ambiental e inventariar e conferir reconhecimento municipal de entidades que já procederam à sua qualificação e certificação ambiental.

 

 

Coca-Cola entre as entidades que amanhã vão limpar Galapos

 

 

Enquanto decorre a cerimónia do Selo Verde no centro da cidade de Setúbal, na zona de praias, mais concretamente em Galapos, várias instituições dão as mãos numa acção de limpeza deste areal.

Organizado pela programa Mares Circulares em colaboração com a Liga para a Protecção da Natureza, com o apoio da Câmara de Setúbal e da Associação Baía de Setúbal, centenas de voluntários, incluindo os colaboradores da Fábrica da Coca-Cola em Azeitão, e pessoas ligadas a diversas instituições da região, vão estar entre as 10h00 e as 12h00 a limpar aquela que é considerada uma das mais bonitas praias de Portugal.

Mais para o lado do Tejo, no Seixal, no próximo fim-de-semana, decorre o festival “Baía do Seixal à mesa com o Fado”, no Parque Ribeirinho da Amora, organizado pela autarquia e Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, que posicionam este evento como “amigo do ambiente”. Assim, na zona da restauração, onde estão alguns dos mais conhecidos da região, não haverá descartáveis de plástico. Os copos serão todos reutilizáveis – com devolução da tara –, os pratos e tigelas são feitos a partir de cana do açúcar e os talheres a partir de amido de milho, sendo por isso 100% biodegradáveis.

 

 

 

Escola Lima de Freitas entre as melhores escolas do GaME

Um grupo de alunos da Escola Lima de Freitas, em Setúbal, ficou em 4.º lugar no Prémio GaME – Ganha a Melhor Escola; uma competição que visa envolver os alunos do Ensino Secundário e Profissional.

O prémio foi entregue em final do mês passado pelo presidente da Câmara Municipal de Moita, Rui Garcia, e por Miguel Carnudo, presidente do Conselho de Administração da S.energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

A medida GaME fornece ferramentas aos alunos das escolas concorrentes que lhes permitem realizar uma auditoria energética simplificada e acompanhar em tempo real os consumos energéticos do seu estabelecimento de ensino, criando e implementando medidas de melhoria no uso da energia da escola. Trata-se de um software que envolve os alunos e mantem-nos motivados na realização de tarefas que conduzirão a um uso mais racional da energia na escola.

Paralelamente, as escolas participam numa competição que funciona por sistema de pontos, atribuídos a cada tarefa desenvolvida, premiando no final as melhor classificadas. As escolas vencedoras foram escolhidas pelo Júri da Competição, que avaliou a quantidade e qualidade do trabalho efetuado pelas equipas representantes de cada escola.

No total, participaram nesta segunda edição da Competição GaME 36 equipas de todo o país, tendo estado envolvidos 223 alunos e 43 professores. Cada um dos primeiros classificados recebeu um prémio que se traduz em medidas de eficiência energética para a sua escola.

 

 

Jogos para abraçar o Planeta

A Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA) acredita nos jogos como uma ferramenta fulcral da educação ambiental. “O conhecimento conduz à sensibilização, e a sensibilização conduz à ação e à transformação da sociedade”.

Foi dentro deste espírito que a ENA, em colaboração com a Câmara de Palmela, comemorou Dia Nacional da Energia (29 de Maio) com um programa de jogos didáticticos que envolveu crianças e jovens. A acção decorreu na Escola Básica José Saramago de Poceirão com alunos do 3º ciclo.

Os jogos com os quais a Agência comemora o Dia Nacional da Energia, fazem parte do seu projeto “Maletas da Sustentabilidade”, cujo objetivo é sensibilizar e preparar aos jovens para uma viagem de transição entre o atual modelo de exploração dos recursos da Terra e novos modos de atuação e interação com a natureza, cultivando-se assim novas competências e comportamentos que contribuem para a preservação do ambiente e para uma atitude sustentável.

Comentários

- Pub -