Barreirense é campeão nacional da Proliga

27
visualizações

A caminhada foi longa e a época desgastante mas valeu a pena porque se revelou altamente produtiva e terminou em apoteose junto do seu público com a conquista do título, que foi inteiramente merecido.

 

- Pub -

 

Foi num pavilhão completamente cheio, com um público vibrante e em delírio, que o Barreirense Dif Broker conquistou o título de Campeão Nacional da Proliga, após vitória sobre o Maia Basket, por 69-68, no segundo jogo da final.

 

Depois de ter vencido o primeiro jogo disputado em casa do adversário o Barreirense tinha tudo do seu lado para obter a segunda vitória e arrumar de vez a questão. E, foi precisamente o que aconteceu, embora não tenha sido nada fácil, como de resto já havia acontecido no primeiro confronto entre as duas equipas que só foi decidido nos últimos segundos.

 

Este jogo, disputado no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, foi de nervos para a equipa da cidade do Barreiro que teve que andar praticamente sempre a correr atrás do prejuízo.

 

O Maia Basket entrou melhor, aplicando um parcial de 22-11 no primeiro quarto, para depois o Barreirense recuperar terreno até ao intervalo, colocando o marcador em 31-34.

A turma nortenha ampliou a diferença para seis pontos no terceiro quarto (45-51), assistindo-se depois a um período frenético, com as equipas coladas nos instantes finais.

No último minuto, depois de uma igualdade a 65 pontos, o Maia Basket com um triplo faz 65-68, o Barreirense responde com quatro pontos (69-68) e no último ataque do Maia Basket valeu a inspiração de Fuquan Niles que, com um sensacional desarme, segurou não só a vitória mas também a conquista do título, depois de uma época desgastante mas altamente produtiva que culminou em apoteose.

Na equipa campeã quem mais se destacou foi o já referido Fuquan Nile com 14 ressaltos, bem como Tiago Raimundo com 15 pontos, 12 ressaltos, três assistências e um roubo de bola; Khaleal McCormick (com 15pts, 3res, 2rb, Gonçalo Pais (14pts, 1res, 1as, 1rb) e Diogo Peixe (11pts, 1res, 1as, 1rb).

Na próxima temporada, Barreirense e Maia Basket vão disputar a Liga Placard, cujo período de candidaturas decorre até ao dia 16 de Junho.

Comentários

- Pub -