Hermano Saraiva divide votação da CDU

88
visualizações

Nomes dos arruamentos reuniram o consenso dos autarcas, à excepção da rua José Hermano Saraiva, com vereador Luís Miguel Calha a abster-se

 

- Pub -

 

O vereador da área da Toponímia Pedro Taleço (PS) apresentou a proposta para a atribuição de nomes a 13 arruamentos na Urbanização “Casas da Quinta”, na Volta da Pedra, com a Junta de Freguesia de Palmela a sugerir dez nomes e os serviços municipais a darem três de individualidades de relevo local e concelhio.

O nome de José Hermano Saraiva (governante e conceituado historiador) acabou por ser fortemente contestado pelo vereador da Cultura, Luís Miguel Calha (CDU), que manifestou “discordância com o nome de José Hermano Saraiva ministro fascista do tempo de Salazar” e ao “contrário do que diz a proposta não foi um conceituado historiador” e reconheceu “morou também em Palmela, mas sem qualquer intervenção de mérito no nosso concelho”. O autarca sublinhou “manifesto o meu protesto por se tentar homenagear um símbolo do regime fascista”. O vereador proponente da proposta, Pedro Taleço, confessou “não compreender o incómodo do vereador Luís Calha, quando existem tantas ruas do concelho com nomes de colonizadores” e adiantou “sentimo-nos confortáveis com a escolha acordada no seio da comissão”.

O presidente Álvaro Amaro (CDU) admitiu “não me revejo no nome de algumas figuras, mas apelo ao bom senso para que os nomes sejam de união e não fraturantes”.

Para Paulo Ribeiro, vereador do PSD/CDS, “é importante rever o nome de ruas, muitas delas com o mesmo nome” e explicou “não vou votar o governante Hermano Saraiva, pois não tenho nada que me permita elogiá-lo, mas aprovo o nome como historiador que viveu em Palmela”. A Rua passará a denominar-se José Hermano Saraiva – Historiador, e o vereador Luís Calha mudou o voto contra para abstenção, enquanto os restantes autarcas votaram a favor.

As restantes ruas e travessas foram aprovadas por unanimidade, onde passam a figurar a Travessa Mariano Cardoso Caetano – Dirigente associativo e ilustre palmelense; Travessa Joaquim Fernandes Chula- Autarca, dirigente associativo e ilustre palmelense; Travessa Álvaro de Carvalho Cardoso – Autarca e empreendedor vitivinícola; Rua Vasco Machado – Dirigente associativo e fundador dos Bombeiros Voluntários de Palmela; Rua Raúl Machado – Regedor de Palmela, dirigente associativo e fundador dos bombeiros de Palmela; Rua Inácio Baião – Autarca e ilustre palmelense; Rua João Nunes “Parré” – Fundador do Motoclub de Palmela e ilustre palmelense; Rua Acácio Ezequiel Chulo – Dirigente associativo, músico, ensaiador e ilustre palmelense; Rua Dr. Luís Guerreiro – Dirigente Municipal; Travessa Hortense Miranda Jones – Ilustre palmelense e Rua Emília Santo António – Ilustre palmelense.

Comentários

- Pub -