Os sons dos Blues da Moita para o mundo

25
visualizações

A 8ª edição do BBBlues Fest promete agitar as hostes com um cartaz internacional de peso, onde grandes nomes deste estilo musical sobem aos palcos da Moita, para conquistar o público português

 

- Pub -

Um cartaz cada vez mais internacional. Grandes nomes dos blues. Sons do mundo, da Baixa da Banheira para todo o país. O BB Blues Fest está de regresso ao Fórum Cultural José Manuel Figueiredo e outros lugares do concelho da Moita, com várias novidades.

No dia 31 o festival apresenta a banda portuguesa Budda Power Blues e o internacional Kirk Fletcher. E no dia 1 de Junho Kyla Brox e Nick Moss sobem ao palco do Fórum Cultural a 1 de Junho. No dia 2 de Junho, o festival encerra com o seu registo mais descontraído, no Blues Picnic, no Parque José Afonso.

Em entrevista a O SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO, Dúlio Canário, músico e membro da organização do festival desvenda os desafios vividos ao longo de oito anos para “levar os Blues ao público”, que este ano são recebidos por banheirenses e visitantes de 30 de Maio e 2 de Junho.

“Desde a primeira edição do festival sempre quisemos trazer mais conhecimento sobre este estilo de música, a nível regional e também para todo o país”, revela Dúlio, defendendo que esse é o motivo pelo qual são “pioneiros em Portugal com este evento”.

Sobre a edição deste ano Dúlio Canário destaca “o melhor cartaz de sempre, cada vez mais internacional, com dois grandes nomes da música que estão nomeados para o Blues Music Awards: Kirk Fletcher e Nick Moss”.

Presenças que, na opinião de Dúlio, apenas por si demonstram a qualidade que a organização está a imprimir no nosso cartaz, a cada edição que passa”.

A nível nacional, o músico e gestor destaca a presença dos Budda Power Blues, “a banda portuguesa mais emblemática nos blues”.

 

No caminho de uma década dedicada à música

 

Ao longo de 8 anos Dúlio Canário de Rui Guerreiro, os amigos inseparáveis dos blues que desafiaram a Câmara Municipal para produzir este festival foram experimentando diferentes formatos para aquele que é um dos maiores eventos dedicados aos blues da Península Ibérica. “Em 2011 quando realizamos o primeiro BBBlues Fest o festival abarcava duas semanas, decorrendo ao longo de dois fins-de-semana, com um formato que apelava quase exclusivamente a uma reunião ao ar livre”. Hoje tudo está diferente.

“O festival já não se centra apenas no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, e chega a outros pontos do concelho. Exemplo disso é a edição deste ano, cuja abertura irá decorrer em Vila Rosa, na localidade de Alhos Vedros”.

Dúlio recorda esses primeiros anos de desafios musicais quando a ideia surgiu a partir do reencontro com um amigo de longa data, Rui Guerreiro. “Durante 15 anos estivemos a seguir percursos de vida diferentes e quando nos reencontramos descobrimos que ambos tínhamos este gosto pelos blues em comum”.

Foi deste modo que em 2011 surgiu a oportunidade de apresentar o projecto à autarquia e organizar a primeira edição do festival.

Hoje a autarquia continua a ser uma das entidades parceiras do BBBlues Fest, a par da União de Freguesias de Baixa da Banheira e Vale de Amoreira e da Associação BB Blues.

Dúlio afirma que “tem sido difícil dar a conhecer os blues ao público porque não é um estilo de música com raízes na nossa cultura, mas o público recebe muito bem o evento e sente-se cada vez mais envolvido com esta música”.


 

Budda Power Blues

A mais reconhecida banda de blues nacional celebra 15 anos com uma tour muito especial. Durante este ano, visitam os locais marcantes na história da banda que contam, com o projecto “The Blues Experience” e participação da reconhecida cantora Maria João, acompanhados também por Shirley King, filha do lendário BB King.

O BB Blues Fest não podia deixar de fazer parte deste lote restrito de palcos que acolhem esta “Fifteen long years Tour”.

Kirk Fletcher

O extraordinário guitarrista Kirk Fletcher traz a sua banda em estreia absoluta, em Portugal, na oitava edição do BBBlues Fest. Um fenómeno do blues nomeado para “Contemporary Blues Álbum”, nos Blues Music Awards, este reconhecido artista é também membro activo dos The Manish Boys.

Nick Moss Band

O reconhecido guitarrista americano está nomeado para diversas categorias nos “Blues Music Awards”, entre elas para o “Album of the Year”, “Band of the Year”, “Traditional Blues Album” e “Traditional Male Blues Artist”. Na oitava edição do BBBlues Fest apresenta o seu disco High Cost Of Low Living e vem acompanhado por aquela que é conhecida como a “banda do momento”, com Dennis Gruenling na harmónica e voz e Rodrigo Mantovani no baixo.

Comentários

- Pub -