Distrito ganha mais uma Bandeira Azul

43
visualizações

Esta época balnear as praias portuguesas vão exibir mais bandeiras azuis que em 2018, sendo que o distrito de Setúbal contribui com mais uma. É a Praia da Rainha, na Costa da Caparica, que voltou a merecer o galardão. O concelho de Grândola é o que mais bandeiras vai hastear, enquanto em Setúbal apenas haverá uma ‘azulinha’

 

- Pub -

 

 

O distrito de Setúbal recebe este ano 29 galardões da Bandeira Azul, mais um do que o ano passado com a Costa da Caparica, em Almada, a somar sete praias contra as seis hasteadas na época balnear de 2018.

Seguindo de Norte para o Sul do distrito, o concelho de Almada conta assim com sete praias, Sesimbra com quatro e Setúbal com uma. Grândola é o concelho com mais praias galardoadas, somando dez, Santiago do Cacém tem duas e Sines cinco praias.

De fora ficam as praias fluviais do Tejo, caso do Seixal, e as do rio Sado. Quanto a marinas, que a nível nacional foram galardoadas 17, no Tejo apenas foram consideradas duas na margem Norte, Porto de Recreio de Oeiras e Doca de Recreio de Santo Amaro. No caso do Alentejo Litoral, a bandeira é erguida na Marina de Troia, Porto de Recreio de Sines e Amieira Marina (Alqueva).

Este é o quadro do distrito de Setúbal para uma época balnear que vai exibir no território nacional mais 20 bandeiras azuis do que em 2018. No total, a ‘azulinha’ vai estar em 352 praias, sendo 317 costeiras e 35 fluviais, anunciou a Associação Bandeira Azul da Europa.

“Entraram 18 praias novas costeiras e duas fluviais. Dezassete são novas no Programa Bandeira Azul”. São praias que poderia estar a aguardar “qualificação e serem designadas exatamente como praias, porque, até aqui, ainda não eram assim designadas”, explicou a coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Catarina Gonçalves.

 

Praia da Rainha volta ao galardão

 

Das 352 praias galardoadas com a Bandeira Azul, o Algarve, com 88 praias costeiras (89 em 2018), continua a ser a região do país com mais bandeiras azuis, apesar de a praia do Pintadinho, no concelho de Lagoa (distrito de Faro), ter perdido este ano essa distinção.

O Norte terá este ano 75 praias com Bandeira Azul, 69 das quais costeiras (mais uma face a 2018 – São Félix da Marinha, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto) e seis fluviais, uma a mais face a 2018, com a entrada da praia fluvial Parque Dr. José Gama, no concelho de Mirandela (distrito de Bragança).

A região do Tejo vai ter este ano 54 praias com Bandeira Azul, 45 costeiras e nove fluviais, mais seis em relação ao total do ano passado, com destaque para o concelho de Oeiras (distrito de Lisboa) que, pela primeira vez, apresentou candidaturas de duas praias: a de Santo Amaro e a da Torre.

A praia fluvial de Fontes, no concelho de Abrantes (distrito de Santarém), e a praia do Salgado, na Nazaré (distrito de Leiria), também vão receber este ano a Bandeira Azul, havendo ainda duas reentradas neste lote: a praia da Rainha, na Costa de Caparica, concelho de Almada (distrito de Setúbal), e de Janeiro de Baixo, no concelho da Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra).

A região Centro vai ter 28 praias costeiras com este galardão, mais quatro relativamente a 2018, com a atribuição desta distinção às praias de Cabo Mondego, de Cova Gala Hospital, da Murtinheira e da Tamargueira, todas no concelho da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra.

O Centro do país terá 16 praias fluviais, mais uma do que em 2018, havendo a perda da Bandeira Azul da praia da Senhora da Graça, no concelho da Lousã (Coimbra), enquanto as praias de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital (Coimbra), e de Areinho, no concelho de Ovar (Aveiro), foram este ano galardoadas com a Bandeia Azul.

 

 

Praias do Distrito de Setúbal com Bandeira Azul

 

Almada

– S. João da Caparica

– Praia do CDS – Santo António

– Tarquínio – Praia do Paraíso e Dragão Vermelho

– Praia Nova

– Praia da M ata

– Praia da Rainha (reentrada no galardão)

– Praia da Sereia

 

Sesimbra

– Lagoa de Albufeira-Mar

– Moinho de baixo – Meco

– Praia do Ouro

-Praia da Califónia

 

Setúbal

– Praia da Figueirinha

 

Grândola

– Troia – Mar

– Troia Galé

– Tria – Bico das Lulas

– Praia Atlântica

– Comporta

– Praia do Carvalhal

– Pego

– Galé- Fontainhas

– Praia da Aberta Nova

– Melides

 

Santiago do Cacém

– Costa de Santo André

– Fonte do Cortiço

 

Sines

– Vasco da Gama

– S- Torpes

– Vieinha – Vele de Figueiros

– Praia Grande de Porto Côvo

– Ilha do Pessegueiro

 

Com Lusa

Comentários

- Pub -