ACES Arrábida e autarquia na rua para prevenir doenças cardíacas

15
visualizações

Dirigida à população em geral, este mês vão decorrer várias acções de educação para a saúde. Em vários pontos da cidade de Setúbal vão decorrer rastreios dedicados à prevenção de risco cardiovascular

 

- Pub -

 

A Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) promove durante este mês no concelho a 9ª edição de “7 Dias do Coração”.

Até dia 25 são muitas as iniciativas a decorrer, as quais contam com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal e do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida. O “7 Dias do Coração” em 2019 tem o lema “para um ano com saúde”, sendo um evento “destinado à população em geral”, refere nota informativa do CHS.

A excepção é a acção a desenvolver na Escola Básica 2,3+S da Bela Vista, Setúbal, que se destina a alunos e funcionários.

“Esta iniciativa tem como principais objectivos promover a educação para a saúde e rastreio de factores de risco cardiovascular como tabagismo, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, obesidade e diabetes”.

Tem ainda como missão “avaliar o risco de diabetes e o risco cardiovascular a 10 anos e promover medidas de estilo de vida saudável”. Pretende ainda “rastrear a fibrilhação auricular e prestar esclarecimentos sobre hipocoagulação oral, informar sobre a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio e rastrear a insuficiência cardíaca e informar sobre a doença”.

Assim, nos próximos dias 8, 9 e 10, na placa central da Av. Luísa Todi vai estar uma unidade entre as 9h30 e as 17h00 onde vão decorrer acções de educação para a saúde, rastreio de fatores de risco cardiovascular, rastreio de fibrilhação auricular e divulgação de medidas de suporte básico de vida.

Para dia 17, no Mercado do 2 de Abril, entre as 9h00 e as 14h30 estão marcadas acções de educação para a saúde, rastreio de fatores de risco cardiovascular e rastreio de fibrilhação auricular. E no dia seguinte será promovido o exercício físico com local marcado para o Parque Verde da Bela Vista, das 9h30 às 12h00.

A 22 Maio na Escola Básica 2,3 + S Bela Vista decorrem acções de educação para a saúde e divulgação de medidas de suporte básico de vida. E dia 25 das 9h30 até às 12:00 horas, o desfio é descobrir os caminhos de Cetóbriga, numa acção pela promoção do exercício físico.

Comentários

- Pub -