Bela Vista inaugura espaço “Nosso Bairro, Nossa Cidade” em dia de liberdade

33
visualizações

Foi inaugurado ontem o novo espaço do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, na Bela Vista, assinalando também os 45 anos da Revolução dos Cravos

 

- Pub -

 

 

Durante o dia de ontem, foi inaugurado e festejado o novo equipamento municipal, situado na Bela Vista, no âmbito do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”. Ainda com nome por decidir, o novo espaço foi ontem dado a conhecer a toda a comunidade, que se reuniu para momentos de partilha e convívio, no dia em que se comemorou também 45 anos de 25 de Abril.

 

“Um momento como este faz todo o sentido no 25 de Abril porque o 25 de Abril é isto, é participação e organização popular. São os moradores, organizados, a exercer aquilo que é o poder que eles têm e não há coisa mais bonita do que essa”, começou por dizer Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, que proferiu as primeiras palavras logo após o descerrar da placa inaugurativa do espaço e fez questão de enaltecer o“imenso movimento de moradores que está aqui a acontecer”.

 

Para o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, “é uma aprendizagem muito grande e termos espaços físicos onde os moradores possam estar organizados é muito importante porque dá outra dimensão à sua própria actividade”, continuou, agradecendo à Câmara Municipal pela possibilidade providenciada aos moradores e aos próprios moradores “pela grande lição de vida”. Nuno Costa disse ainda que deseja que “este programa continue e se aprofunde ainda mais, trazendo ainda mais realizações a este território que muito merece. Lado a lado, a construir o nosso futuro, cá estaremos nos próximos anos”.

 

“Não há diferença, aqui também é Setúbal”

A presidente Maria das Dores Meira começou por exprimir o seu orgulho “tão grande em estar aqui e sentirmo-nos como se estivéssemos no meio da Praça de Bocage. Não há diferença, aqui também é Setúbal”, que se estendeu a moradores, técnicos e dirigentes municipais por serem “incansáveis” e levarem a bom porto este projecto: “para tornar a vida das pessoas com mais qualidade e para que Abril tinha valido a pena, e que valerá sempre a pena”.

 

A edil recordou o início do projecto, em 2002, e o facto de uma “pequena experiência de requalificação” ter dado origem a um programa de tão grandes dimensões em todas as suas vertentes. “Isto mudou a alma das pessoas, mudou a vida das pessoas. Ter os pátios diferentes é ter a vida diferente”, considerou. “Foram centenas de reuniões e de discussões que tivemos mas valeu a pena não termos desistido e estarmos aqui hoje. Todos juntos, com mais projectos, com mais querer político, hoje tornámo-nos coisa diferente, uma coisa de esperança, um projecto de revolução”, acrescentou. Sobre a inauguração de mais uma casa, de mais um espaço de encontro para os moradores de todos os bairros, a edil frisou a importância destas casas “onde as pessoas se encontram, onde as crianças estudam, onde o Ti Xico canta as mornas” e disse ainda que “o que aconteceu aqui sente-se, não se explica. Estamos todos de parabéns. Isto é que é cumprir Abril. Ainda falta trabalhar muito mas isto já é cumprir Abril”.

 

Houve ainda lugar para partilha de experiências e agradecimentos por parte dos moradores, com Domingas e Elisa Correia a agradecer o trabalho e empenho de “todos nós que somos o bairro“. Realizou-se de seguida uma visita ao espaço e a apresentação de um vídeo onde os moradores contam onde estavam no 25 de Abril de 1974 e como viveram os períodos antes e depois da revolução. Em dia de festa, a tarde seguiu com inúmeros momentos culturais e de animação, entre música, dança e poesia no recém-inaugurado espaço da cidade de Setúbal.

 

Espaço no coração da Bela Vista traz mais valências à cidade

Alfabetização de adultos, estudo acompanhado para crianças, ateliers de trabalhos manuais, formações e workshops em diferentes áreas, peças de teatro, dança, ginástica, festas e reuniões são algumas das actividades que decorrem no espaço. Sendo da responsabilidade dos moradores da Bela Vista, com o apoio da Câmara Municipal, o espaço “Nosso Bairro, Nossa Cidade” da Bela Vista é um espaço de dinamização de actividades diversas, de carácter permanente, que inclui ainda oficinas progressivas de audiovisuais, espaço para medição da tensão arterial, entre outros projectos e actividades.

 

Comemorações estendem-se até amanhã

Pelas 09h30 de amanhã, dia 27, os moradores dos cinco bairros – Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas – abrangidos pelo programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade” fazem o ponto de situação das propostas apresentadas no 4.º Encontro de Moradores. À reunião de balanço, no Centro Multicultural, na Quinta de Santo António, segue-se um almoço-convívio cuja confecção estará a cargo dos moradores dos bairros. Haverá ainda lugar para actuações musicais, a cargo de jovens moradores das Manteigadas, de Ti Xico e da tuna “A Tasca”, do Instituto Politécnico de Setúbal.

Comentários

- Pub -