Mais de um milhar vai correr rijo entre a cidade e a serra

32
visualizações

Já faz parte da tradição desportiva do concelho de Setúbal e atrai também atletas de outros locais. A Alegro Meia Maratona de Setúbal 2019 continua a ter a apresentadora Isabel Silva como madrinha e cada vez mais desafiante

 

- Pub -

 

As inscrições para a Alegro Meia Maratona de Setúbal estão a decorrer e, pelos números da organização, conta já com mil atletas para as três provas. Só a corrida Miúdos Alegro soma 200 crianças inscritas e, diz Hugo Sousa, responsável técnico pela prova, que a previsão é chegar aos 300 participantes neste escalão.

Lançada pela Câmara Municipal de Setúbal, a Meia Maratona 2019 vai este ano para a 30.ª edição, tem organização técnica da HMS Sports e conta pela quinta vez consecutiva com o apoio do Alegro. Como selo de excelência, tem o reconhecimento da Associação Europeia de Atletismo com a atribuição de três estrelas. Um facto apontado pelo CEO do Alegro, Mário Costa, que nota a “sustentabilidade deste grande evento desportivo feito para a participação de todos os cidadãos”.

Um reconhecimento que a presidente da Câmara sadina, Maria das Dores Meira, interpreta como mais uma razão para que o concelho seja olhado na perspectiva de desenvolvimento, neste caso na oferta e qualidade desportiva.

Sentada ao lado da apresentadora de televisão Isabel Silva, madrinha da prova por três anos consecutivos e vencedora do escalão feminino das duas últimas edições, a autarca lembrou o ano de 1990, estreia da meia maratona de Setúbal, que foi ganha por Rita Borralho e Joaquim Pinheiro, atletas vieram a ser referência no atletismo.

“Este é um excelente investimento, com rentabilidade assegurada para a cidade e seu comércio”, disse ontem Maria das Dores Meira, durante a apresentação da prova no Alegro Setúbal. “Estão reunidas todas as condições para termos uma grande festa do desporto com a presença de milhares de atletas”, acrescentou.

 

Subidas desafiantes vão testar atletas

 

A realizar-se a 4 e 5 de Maio, este evento divide-se em Meia Maratona e Corrida das Famílias; as inscrições têm um custo dependendo se são feitas até 30 de Abril ou até 5 de Maio, dia da prova. A competição para as crianças – Corrida Miúdos Alegro – tem inscrições gratuitas, realiza-se a 4 de Maio, pelas 16h00, e tem distâncias diferentes conforme o escalão de idades.

Na Meia Maratona propriamente dita, portanto a 5 de Maio, pelas 10 horas, tem como distância a percorrer 21,0975 quilómetros. No caso da Corrida das Famílias, o desafio são 5,5 quilómetros. Ambas as provas partem do Alegro.

Um dos motivos de atracção é o ponto de partida e o ponto de chegada serem diferentes. Ou seja, arranca do centro comercial e terminam na Avenida Luísa Todi, junto ao Auditório José Afonso. No caso da Meia Maratona, um segmento do troço atravessa a Serra da Arrábida. “Um novo percurso com subidas desafiantes”, diz Hugo Sousa que aponta uma delas com cerca de 800 metros.

Um desafio que Isabel Silva aceita com a responsabilidade de já ter vencido em Setúbal por duas vezes. “Esta prova está cada vez melhor”, elogia. E, ao mesmo tempo que diz sentir-se a “correr em família”, comenta: “Adoro correr aqui, é uma prova desafiante”. Por isso, “corro para ir buscar a minha medalha”.

Entretanto, a 1 de Maio está marcado em Setúbal um treino de activação. A proposta é feita pela apresentadora que, a 28 de Abril, vai estar a correr na Maratona de Londres. “Vou cá estar com a minha equipa, a Incríbeis, para um treino de 10 quilómetros”, diz Isabel Silva e, “quem quiser correr, corre, que quiser caminhar, caminha”, é sempre “uma oportunidade para passar um dia em família”, refere.

Participar na prova, competir, divertir-se e aproveitar ainda para passar um fim de semana em família foi também uma oportunidade focada pelo vereador do Desporto, Pedro Pina. “É uma experiência que vale apena repetir”, disse. E anunciou que todos os participantes vão receber uma medalha, mas só os cinco primeiros serão contemplados com um prémio financeiro.

Comentários

- Pub -