Navio da marinha norte americana aporta em Setúbal envolto em mistério

838
visualizações

O USNS Medgar Evers chegou ao Porto de Setúbal no Domingo e desde então as causas da sua presença permanecem confidenciais

 

- Pub -

 

 

 

No Domingo de Páscoa Setúbal amanheceu com a presença de um navio peculiar no porto. O USNS Medgar Evers pertence à Marinha dos Estados Unidos da América, mas não como navio de guerra. Apesar de manter armamento no convés e no interior, o Medgar Evers “funciona apenas como navio de suporte logístico, não combatente”, declarou o Capitão do Porto de Setúbal, Luís Nicholson Lavrador, a O SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO.

Luís Lavrador esclarece ainda que, “a marinha norte americana tem uma organização diferente da Marinha Portuguesa, motivo pelo qual o Medgar Evers é considerado apenas um navio de apoio, embora tenha armamento. Se pertencesse à Marinha Portuguesa o mesmo seria considerado em navio de guerra, devido às características do nosso exército”.

Quanto às causas que levaram o navio a aportar em Setúbal o capitão informa que “por agora são confidenciais”. Não confirmando se está em reparação ou missão especial.

Muitos dos navios militares que aportam em Portugal, na maior parte dos casos após cenários de exercícios militares, fazem escala em Lisboa. “A escolha de Setúbal pode indicar que os Estados Unidos da América estão a avaliar a possibilidade de optar por portos alternativos a Lisboa. Sendo esta a oportunidade de fazerem uma avaliação sobre Setúbal como opção portuária no futuro”, conclui Luís Lavrador.

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra afirma desconhecer as causas da presença deste navio em águas sadinas, mas comenta que não estará em causa a realização de qualquer exercício militar.

 

 

Navio homenageia activista dos Direitos Civis

 

Nome: USNS Medgar Evers

Homenagem & Simbolismo: Medgar Wiley Evers combateu na II Guerra Mundial com a patente de sargento e foi um ativista afro-americano do Movimento dos Direitos Civis

Ano de Construção: 2012

Tipo de navio: Operações militares

Tonelagem Bruta: 43758

Estado: Activo e ancorado

Origem: Costa norte Atlântico

Destino: Desconhecido

 

 

Fotografia Alex Gaspar

Comentários

- Pub -