Romaria a cavalo “ganha vida” na quarta-feira

81
visualizações

Antiga tradição dos lavradores se deslocarem com os seus animais ao santuário de Nossa Senhora D’Aires mobiliza centenas de participantes e milhares de visitantes

 

- Pub -

A tradição vai voltar a cumprir-se este ano com a realização da Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo, com centenas de participantes a partirem na quarta-feira para uma viagem de 150 quilómetros em quatro dias.

O evento, retomado em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, é uma organização conjunta das Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e da Associação Equestre de Viana do Alentejo e tem este a actriz Alexandra Lencastre como madrinha.

A romaria recupera uma antiga tradição de caráter religioso existente na vila de Moita, quando “os lavradores se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires”, em Viana do Alentejo, para “pedirem proteção e boas colheitas”, recordou a câmara municipal alentejana.

A partida na Moita está marcada para as 09:30, com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se irá juntar à imagem de Nossa Senhora D’Aires à chegada dos romeiros a Viana do Alentejo, prevista para dia 27, por volta das 17:00.

Como é habitual, a Câmara de Viana do Alentejo preparou um programa cultural para dia 27, “para receber os muitos visitantes” esperados na sede de concelho, mas a animação começa logo na noite anterior, em Alcáçovas, já neste município alentejano, onde os romeiros vão pernoitar, com atuações de grupos de sevilhanas e flamenco, além de baile.

Em Viana do Alentejo, no dia de chegada da romaria, a partir das 15:30, está prevista “festa” pelas ruas da vila, com actuações de cante alentejano, de grupos de música popular e do Grupo de Bombos Toca a Bombar.

Sábado e domingo, o “clima de festa” passa para a Tenda Tradições, junto do Santuário de Nossa Senhora D’Aires, com música, baile, dj, sevilhanas, flamenco e a Tuna do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora.

A vertente religiosa do evento inclui duas procissões, uma na noite de sábado, às 21:00, e outra no domingo de manhã, seguida de missa campal no santuário, a partir das 10:00.

A exposição “Olaria & Cerâmica: percursos de aprendizagem”, no antigo Posto de Turismo, vai poder ser visitada pelo público durante o certame, e hoje é ultimo dia para inscrições para o Concurso de Janelas, Varandas e Montras Engalanadas, financiado pela Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Lusa

 

Comentários

- Pub -