Escolas ‘primárias’ instalam iluminação LED

40
visualizações

Factura energética menos pesada e melhor iluminação nas salas de aula; duas vantagens que motivaram o pelouro da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética do Barreiro a trocar a iluminação tradicional por luminárias LED

 

- Pub -

As escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho do Barreiro vão substituir a iluminação tradicional por luminárias de tecnologia LED. Esta mudança “vai trazer menos custos na fatura da luz para as escolas, que é paga pela Câmara do Barreiro, e melhor iluminação nas salas de aulas”.

Explica o vereador Bruno Vitorino, responsável pela área da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética do Barreiro, que esta opção resulta de uma candidatura apresentada ao PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, no âmbito do projeto EduLUX, liderado pela S. Energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita e Montijo.

“Esta é uma medida que vai permitir não só a poupança de muito dinheiro, mas também melhorar a iluminação, ou seja, as condições de trabalho para alunos e professores”, afirma Bruno Vitorino, a isto acrescenta que a primeira remessa de lâmpadas “já foi entregue, estando para breve o início da ação de substituição”.

Considera o vereador social-democrata que este “é mais um passo” para tornar o Barreiro um concelho mais sustentável. Note-se que, recentemente, o município do Barreiro anunciou a substituição da atual iluminação pública por cerca de 11 mil lâmpadas LED.

“Esta reforma profunda da rede de iluminação pública é fundamental para a cidade, porque permite uma redução muito grande da despesa pública ao mesmo tempo que aumenta a qualidade da iluminação. E porque significará um aumento da segurança no Barreiro, que é para mim um problema central”, afirmou Bruno Vitorino na altura do anúncio desta medida.

Comentários

- Pub -