Quilómetros para duros

28
visualizações

A terceira edição Setúbal Triathlon volta a esgotar o número de participações. Vai ter oito centenas a disputar velocidade e resistência. Este ano haverá prémio para a melhor equipa

 

- Pub -

 

Nadar no Sado, pedalar na Arrábida e correr no Parque Urbano de Albarquel. É a terceira edição do desafio de superação do Setúbal Triathlon 2019 que vai ter oito centenas de atletas em competição. Mais uma vez a prova de triatlo longo já tem as inscrições esgotadas.

Dia 14, o Setúbal Triathlon 2019 tem partida marcada às oito da manhã com a prova de natação nas águas do rio Sado, defronte do Parque Urbano de Albarquel. Os atletas vão ter de cumprir 1 900 metros num percurso rectangular de volta única.

A competição prossegue com a prova de ciclismo, com partida na Avenida José Mourinho, para percorrerem uma distância de 90 quilómetros, num percurso centrado na zona ribeirinha da cidade e com passagem pela Arrábida.

O terceiro e último challenge desta competição são 21,097 quilómetros de corrida. Para isso os triatletas vão ter fazer quatro voltas a um circuito entre o Parque Urbano de Albarquel e a Cachofarra, até chegarem à meta instalada no Largo José Afonso.

 

Nova metodologia para dar mais segurança à prova

 

Organizada pela Câmara de Setúbal em parceria com a HMS Sports, a edição deste ano do Setúbal Triathlon tem como novidade, devido ao número de inscritos, a distribuição dos atletas em função do tempo esperado para completar o segmento de natação, existindo três caixas de tempo disponíveis.

Nesta partida, os participantes escolhem a opção que mais os desafia, concretamente terminar o segmento de natação em menos de 32 minutos, entre os 32 e os 42 minutos e com tempo superior a 42 minutos.

Depois de divididos, os atletas são alinhados em seis corredores e a cada cinco segundos é dada a partida para seis. O tempo só começa a contar depois de os atletas passarem no sistema de cronometragem colocado após os corredores.

Segundo a autarquia, a adopção deste método “procura aumentar a segurança, reduzir a ansiedade e melhorar a experiência competitiva”, por isso a adaptação do percurso de natação, feito numa única volta, e do parque de transição, agora instalado no Parque Urbano de Albarquel.

O Setúbal Triathlon divide-se em quinze escalões etários, femininos e masculinos, com prémios para os três primeiros classificados de cada, a entregar em cerimónia a realizar às 16h30, no Auditório José Afonso.

Pela primeira vez é atribuído um prémio à melhor equipa, tendo em conta o somatório dos tempos dos cinco primeiros atletas dessa formação, independentemente do género, com base na classificação oficiosa.

Além da competição, a prova dinamiza, nos dias 13 e 14, no Auditório José Afonso, a Expo Race Village, direcionada para as marcas desportivas, aberta ao público, em ambos os dias, a partir das 09h00.

Comentários

- Pub -