Bilhetes e passes pelo telemóvel

40
visualizações

A falta de dinheiro para as máquinas de venda de títulos de transporte ou filas de espera nas bilheteiras será coisa do passado. A revolução nos transportes passa também por uma aplicação para atravessar o Tejo

 

- Pub -

 

A Transtejo e a Soflusa, empresas de transporte fluvial no rio Tejo, anunciaram uma nova forma de validação de bilhetes e passes, através da aplicação para telemóvel da Via Verde Transportes, já disponível.

As empresas revelaram que a aplicação permite através da referenciação por GPS, a escolha de um destino, o tipo de título (bilhete ou passe mensal) e a sua validação “com um simples gesto de aproximar o telemóvel aos validadores”.

A iniciativa promete “simplificar a vida dos passageiros” e foi lançada no dia em que entrou em vigor o novo passe único, com preços que não ultrapassam os 40 euros e permitem viajar por todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

Explicam as empresas que quando os utentes chegam ao destino, só precisam de dar a viagem por terminada para receberem a informação sobre o respetivo custo, o qual corresponderá ao tarifário escolhido, seja um bilhete simples ou um passe mensal.

 

Empresas falam em soluções disponíveis

 

“Com esta nova funcionalidade tecnológica é, imediatamente, aproveitado um recurso de uso generalizado como é o telemóvel para assegurar qualidade de serviço e posicionar o transporte fluvial como alternativa, ainda mais competitiva no quadro das soluções disponíveis para a travessia do Tejo”.

As transportadoras fluviais do Tejo referem que esta iniciativa se enquadra numa estratégia de cooperação com outros operadores de mobilidade, numa lógica de utilização sustentável de transportes partilhados e ainda “em detrimento do uso automóvel, em especial dentro das cidades”.

Também a Via Verde refere que o novo serviço vai “simplificar a experiência de utilização dos transportes públicos”, os quais são cada vez mais importantes no contexto de “crescente intermodalidade nas cidades”.

Comentários

- Pub -