Victorino D’Almeida abre recital de mestre da guitarra com estreia mundial de Pequena Suite

20
visualizações

Será uma noite para recordar depois de ouvir em palco Eduardo Isaac e a estreia mundial de uma obra do maestro António Victorino D’Almeida dedicada ao mestre da guitarra

 

- Pub -

O virtuoso guitarrista argentino Eduardo Isaac vai estar no palco do Auditório do Fórum Cultural do Seixal na quinta-feira, às 21h30. Um mestre que foi galardoado em concursos internacionais como o Infanta Cristina, em Madrid, Andrés Segóvia, em Palma de Maiorca, e Rainha Fabiola, na Bélgica.

O recital abre com comentários do maestro António Victorino D’Almeida e na segunda parte realizar-se-á a primeira audição absoluta e mundial da obra Pequena Suite – Op. 30, da qual o português é autor e que foi dedicada ao intérprete. O próprio maestro fará de igual modo um comentário a esta obra de sua autoria.

Federico Moreno Torroba (Espanha), Mario Castelnuovo-Tedesco (Itália), Marco Pereira (Brasil), Carlos Aguirre (Argentina), Astor Piazzolla (Argentina), Carlos Gardel (França/Argentina) e Julián Plaza (Argentina) são outros dos nomes cujas composições serão interpretadas neste recital, pelas mãos de um guitarrista frequentemente convidado para o papel de solista por grandes maestros e orquestras de todo o mundo.

Tendo gravado para várias chancelas, Eduardo Isaac já gravou com um conjunto de importantes orquestras, casos da canadiana Orquestra Sinfónica de Montreal, Orquestra Sinfónica Nacional de Bélgica, a espanhola Orquestra Sinfónica de Córdoba, a Orquestra Sinfónica Nacional da Argentina e a Orquestra Sinfónica de Salta, também argentina. Em 1990, começou a gravar pela editora GHA Records (Bruxelas) uma série de discos de grande importância para o repertório guitarrístico do século XX.

Eduardo Isaac, que nas suas actuações cria uma estreita ligação entre a música erudita e o tango, elegeu para este recital uma guitarra com o tampo em cedro do Luthier espanhol Santiago de Cecilia.

Comentários

- Pub -