Serviço Educativo do Museu Municipal com 6.300 visitantes no último ano lectivo

34
visualizações

Média de avaliação dos visitantes ao serviço prestado foi próxima do valor 5 (muito bom). Docentes realçam ‘criatividade na abordagem’ e ‘nível de participação permitido’

 

- Pub -

As actividades realizadas pelo  Serviço Educativo do Museu Municipal de Palmela (SE-MMP) durante o ano lectivo 2017-2018 abrangeram um total de 6.300 visitantes. O público que mais solicitou a oferta pedagógica disponibilizada pelo serviço “foi o 1.º Ciclo do Ensino Básico, seguindo-se a Educação Pré-escolar”, revela a Câmara Municipal em jeito de balanço, adiantando que a maioria dos visitantes residem no concelho.

“Os questionários entregues ao longo do ano lectivo a diferentes públicos (alunos, professores, visitantes e outros grupos) demonstram que a avaliação dos aspectos relacionados com o desempenho da equipa do SE-MMP obteve percentagens superiores a 88%”, sublinha a autarquia, realçando também que “a média dos vários aspectos avaliados é próxima do valor 5 (muito bom)”, ao mesmo tempo que dá conta de que os docentes envolvidos destacaram a ‘criatividade da abordagem’ e o ‘nível de participação permitido’.

A edilidade lembra que para este lectivo 2018/2019, o programa pedagógico do SE-MMP destaca duas exposições temporárias: “’80 anos de iluminação pública elétrica. Palmela 1938, finalmente a luz!’, patente até 30 de Março, na Biblioteca Municipal de Palmela, e ‘Paisagem sonora – A Gaita de fole’, que pode ser visitada no Museu da Música Mecânica, em Pinhal Novo, até 2 de Outubro”.

O SE-MMP encontra-se instalado no Castelo de Palmela e, além do programa pedagógico, “assegura, mediante marcação prévia, visitas guiadas ao património cultural do concelho”, com os grupos escolares a merecerem prioridade.

“A programação deste serviço agrega, ainda, as datas comemorativas relacionadas com a agenda anual do Museu Municipal, com destaque para o Dia Nacional dos Centros Históricos, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Dia Internacional dos Museus, a Noite dos Museus, entre outros”, avança a autarquia, acrescentando que “a equipa do SE-MMP colabora também com outros programas e projectos municipais, como o Fantasiarte, a Feira Medieval, o Festival Internacional de Gigantes ou o Mercado da Cidadania”.

Existe ainda um conjunto de recursos pedagógicos, disponibilizados pelo serviço “em vários formatos (cadernos, caixas e/ou malas temáticas e exposições itinerantes), alguns dos quais estão disponíveis on-line, em www.cm-palmela.pt/pages/1430”. Como exemplos, a Câmara Municipal aponta “o caso de ‘Gigantes, cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha’, ‘Pé ante pé… descobre o que a vila é!’, ‘Caramelos’, ‘Eu Sou História e Património’, ‘Crescer Saudável com o nosso Património’, ‘A Vinha e o Vinho em Palmela’ ou ‘Arte² – O Património Azulejar do Concelho de Palmela’”.

Comentários

- Pub -