Autarquia vai acabar com copos de plástico nas festas populares do concelho

76
visualizações

A defesa do ambiente une as várias forças políticas eleitas para a Câmara do Seixal. Em reunião ordinária, oposição e executivo votaram uma tomada de posição que defende medidas políticas responsáveis

 

- Pub -

 

 

Câmara Municipal do Seixal aprovou uma tomada de posição apresentada pelos vereadores do PS em defesa de um concelho mais amigo do ambiente e, por isso, onde se utilize menos o plástico. Uma matéria sobre a qual o presidente da Câmara, eleito pela CDU, afirmou que para o concelho estão a ser “trabalhadas medidas mais amigas do ambiente”.

Refere o texto agora aprovado em reunião de Câmara que o plástico é um componente orgânico de polímeros sintéticos produzido com base no petróleo, que serve de matéria-prima para o fabrico dos mais variados objetos e com uma durabilidade elevada, mas também com elevados riscos ambientais, sendo os oceanos uma das potenciais vítimas deste produto.

A seguir aponta para “as festividades de verão no concelho do Seixal [onde é] expectável o uso massivo de copos em plástico, com vários tamanhos e usos. Como solução, o documento vem fomentar o “Incentivo à reutilização dos copos tradicionais”, enquanto medida urgente e necessária para tornar as festividades mais amigas do ambiente.

“Assumidamente existem alternativas aos copos de plástico e, por conseguinte, aprovar medidas tendentes à promoção da utilização mais sustentável de recursos, privilegiando a proteção ambiental”, é referido.

 

Acordo para usos amigos do ambiente

 

A isto, a tomada de posição acrescenta que “o plástico descartável, de utilização única, passou a ser proibido na administração pública e no setor empresarial do Estado”, pelo que várias autarquias já estão a dar o exemplo, mostrando que “é possível alterar hábitos ambientais, tendo anunciado novas medidas até 2020”.

Depois de enquadrar toda a questão ambiental, o documento termina a requerer uma tomada de posição onde pretende que a autarquia do Seixal “fomente medidas de redução de copos descartáveis com a sua reutilização nas festas populares do concelho, privilegiando também a utilização de copos reutilizáveis ecológicos”.

Num segundo ponto apela à promoção de “medidas políticas ambientais e responsáveis, com vista à redução do consumo de papel usando os meios atuais de informação gratuitos ao alcance de todos os municípios”. Termina a defender o desenvolvimento de “campanhas de sensibilização ambiental diretamente com a população, como elemento essencial para promover mudanças de atitudes e boas praticas em relação à proteção do meio ambiente”.

Sobre esta matéria o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, lembrou que “os oceanos estão em perigo devido à sobre-exploração, às alterações climáticas, à acidificação, à poluição e ao declínio da biodiversidade, pelo que a autarquia está a trabalhar para fomentar diversas medidas entre as quais a redução de copos descartáveis com a sua reutilização nas festas populares do concelho do Seixal”.

Comentários

- Pub -