Um mês desenhado para agitar a malta jovem

21
visualizações

Um mês sem parar com actividades dedicadas à juventude, desde debate de opiniões até espectáculos de música, dança e desafios para a prática desportiva. Hoje está marcada uma reunião para pessoas LGBTI, familiares e simpatizantes, no Centro de Cidadania Ativa

 

- Pub -

 

 

O programa [email protected]ço.28 em Setúbal, arrancou na Freguesia do Sado, no último sábado, e segue agora no próximo sábado na Junta de Freguesia de Gâmbia Pontes e Alto da Guerra e na União das Freguesias de Setúbal, que irá realizar-se em local e hora ainda por definir. Para dia 30 estão reservadas duas sessões, uma na freguesia de Azeitão, na biblioteca local, às 15h00, e na freguesia de São Sebastião, às 10h30, em espaço a anunciar.

Com o Fórum da Juventude de Setúbal a passar por todas as freguesias do concelho, o programa desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com o movimento associativo aposta em sessões de música, dança, fotografia, exposições, workshops e actividades desportivas.

Entre os destaques deste ano esteve a 15.ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal onde os participantes foram desafiados a fotografar, durante dez horas, para captar a imagens que ilustra o tema desta edição “Alterações Climáticas”. A entrega de prémios às melhores fotografias está marcada para dia 29, às 18h00, no Hotel do Sado, local onde ficam expostas até dia 31. Posteriormente a exposição vai para a Casa do Largo, onde fica patente de 5 a 21 de Abril, todos os dias das 10h00 às 18h00.

Hoje, para as 18h30, está marcada uma reunião aberta para pessoas LGBTI, familiares e simpatizantes, no Centro de Cidadania Ativa. A iniciativa, inserida também no programa Março Mulher 2019, faz parte de um conjunto de reuniões promovidas regularmente pela Cooperativa SEIES com o objetivo de ajudar a criar iniciativas contra a homofobia e a transfobia em Setúbal.

No domingo, há um passeio até aos conventos de Alferrara, entre as 10h00 e as 12h00, e um espetáculo de sensibilização para as questões de saúde mental nos jovens, com spoken word e a atuação de Midnight Ambassador, a partir das 16h00, no Miradouro de São Sebastião. Ambas as iniciativas são de entrada livre.

Os desportos radicais desafiam os jovens, no dia 29, na EB 2,3 de Azeitão, no Tour Agarra a Vida, com demonstrações de inline, skate e BMX, dinamizadas pela Academia dos Patins. No final, há um debate no auditório sobre os riscos associados ao consumo de drogas.

As comemorações do Mês da Juventude terminam a 9 de Abril com um concerto de Capitão Fausto, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi. No espetáculo, com entradas a 5 euros, a banda apresenta temas do novo álbum “A invenção do Dia Claro”.

O programa [email protected]ço.28 inclui uma exposição coletiva de escultura, pintura, ilustração, fotografia e cianotopia, patente na Casa do Largo – Pousada da Juventude ao longo do mês de março. “Múltiplas”, com inauguração marcada para o dia 1, às 21h30, pode ser visitada todos os dias, entre as 10h00 e as 18h00.

O programa municipal propõe ainda um workshop de fotografia de cena com Rita Carmo, nos dias quarta-feira e sábado, das 17h00 às 23h00, na Casa do Largo

Há ainda uma residência artística, de 1 a 6 de Abril, com o ator e encenador Nuno Nunes, de improvisação e composição teatral, na Casa d’Avenida. Ambas as iniciativas integram as Comemorações do Dia Mundial do Teatro.

Nos dias 30 e 31 o Parque de Campismo da Gâmbia recebe o Acampamento m.28, que coloca à prova os conhecimentos de duas dezenas de jovens que participaram na 1.ª edição da Formação de Monitores de Campos de Férias, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal.

 

Comentários

- Pub -