Gastronomia e empresas são apostas fortes da Feira de Sant’Iago

48
visualizações

Edição deste ano terá “Gastronomia” como tema e “A Feira de Sant’Iago é um mundo de emoções e tradições” como slogan. Aproveitamento do Pavilhão Municipal das Manteigadas para atrair novas empresas é uma das principais novidades

 

- Pub -

 

 

 

A Feira de Sant’Iago deste ano vai ser dedicada ao tema da Gastronomia e reforçar a aposta no tecido empresarial da região com a utilização do Pavilhão Municipal das Manteigadas, são estas as duas grandes novidades já a ser preparadas pela organização do certame, que acontece este ano de 20 de Julho a 4 de Agosto no Parque de Sant’Iago, nas Manteigadas, em Setúbal.

 

“Na continuidade do tema do ano passado – Os Vinhos da Península de Setúbal – decidimos juntar a gastronomia, e é em torno dele que vai haver algumas novidades”, a começar por showcookings (sessões de cozinha ao vivo) diários apresentados por chefs locais, da região e alguns deles “conhecidos a nível nacional”, revelou a directora da Feira de Sant’Iago, Ana Carvalho.

 

Outra das novidades que os visitantes encontrarão este ano é o Pátio dos Sabores/Palco Mourisca, inspirado num pátio tipicamente português. “Estamos a trabalhar no sentido de ter quer o movimento associativo, quer alguma da restauração de Setúbal, de forma rotativa, a oferecer aquilo que tem de melhor”, acrescentou a responsável em declarações a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO.

 

Convocando o movimento associativo, a ideia passa também por mostrar a multiculturalidade do património gastronómico do concelho, marcado pelos sabores de Cabo Verde ou Angola, por exemplo. Na montra estarão também os produtores de vinho da Península de Setúbal, assim como os doces tradicionais da região. O tema “Gastronomia” estará presente logo desde a exposição municipal e das juntas de freguesia, à entrada.

 

 

Espaço “mais digno” para empresas

 

A segunda grande aposta da Feira de Sant’Iago recai sobre as empresas, que irão ganhar o Pavilhão Municipal das Manteigadas como espaço expositivo, integrado no percurso da feira. Proporcionando aquele espaço com “maior dignidade do que as tendas” anteriores, o objectivo é “recuperar [a presença das] empresas que ao longo destes últimos anos se afastaram da feira” por várias razões, explicou Ana Carvalho.

 

Já na área que ficará liberta a organização espera ver estacionar automóveis e barcos, uma “área económica que também se vinha a perder e que era muito comum na Avenida Luísa Todi”. Fora da zona empresarial vão manter-se os divertimentos mecânicos e diversões como a roda gigante, a quinta pedagógica e o slide radical de 140 metros, que foi instalado com carácter definitivo no recinto o ano passado.

 

O espaço dedicado à juventude do concelho vai também manter-se. Já sobre o cartaz musical deste ano a responsável não avançou detalhes, sendo certo que “já está fechado” e contará com “dois artistas internacionais”. Os nomes deverão ser anunciados oportunamente nas páginas oficiais da Feira de Sant’Iago e do município na rede social Facebook.

 

As alterações na organização do recinto e atractivos da Feira de Sant’Iago decorrem da inclusão do certame na alçada do turismo do município, desde o ano passado, o que, segundo a directora da feira, deu frutos com a atracção de novos visitantes. “Conseguimos trazer muito público novo, que não tinha o hábito de ir à Feira e acabou por ir, por causa do tema dos vinhos”, disse.

 

“O nosso grande objectivo é conseguir ganhar os setubalenses, alguns dos quais infelizmente se viraram de costas para a feira. Para as pessoas perceberem que independentemente de se gostar muito da localização da feira na Avenida Luísa Todi, já não há condições para isso”, afirmou Ana Carvalho.

 

A Feira de Sant’Iago, considerada uma das maiores festas populares a sul do Tejo, foi apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa, entre quarta e domingo, com a presença da mascote Zé dos Gatos e uma degustação de vinhos e produtos regionais. O certame, que se realiza este ano pela 437.ª vez, de 20 de Julho a 4 de Agosto, atrai mais de 400 mil pessoas anualmente.

 

Comentários

- Pub -