Factos e Figuras do Distrito 2018 – Concelho de MOITA

40
visualizações

FIGURA DO ANO

João Pedro Ferreira

- Pub -

 

Antigo aluno de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico, José Pedro Ferreira foi um dos seis jovens portugueses seleccionados em 2018 para integrar o programa de estágios da NASA, nos E.U.A.

Natural de Alhos Vedros, José Pedro Ferreira desempenha funções como investigador no NASA’s Ames Research Center, ao abrigo de um protocolo entre a NASA e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), entidade financiadora deste programa.

O percurso académico do jovem foi um dos principais factores que influenciaram esta oportunidade, uma vez que José Pedro Ferreira obteve diploma de excelência académica no Instituto Superior Técnico, com 18 valores de média e uma classificação de 19 valores na tese de mestrado.

 

FACTO DO ANO

Frente ribeirinha ganha força na estratégia municipal

Em 2018 o Município da Moita renovou e reforçou a aposta na estratégia de aproveitamento da riqueza histórica e cultural ribeirinha para o desenvolvimento e promoção do concelho.

Avançou a recuperação das tradições ligadas ao Tejo como factor-chave para desenvolver o turismo e o investimento na qualificação urbana da frente de rio.

A Câmara Municipal lançou o programa “Moita Património do Tejo” de candidatura à UNESCO, na perspectiva de eleger a construção naval das embarcações típicas do Tejo, como Património Cultural Imaterial.

Uma aposta que visa também salvaguardar a actividade do Estaleiro Mestre Jaime Costa, em Sarilhos Pequenos e dar continuidade ao transmitir de saberes e técnicas na construção de embarcações tradicionais.

Através desta candidatura o município espera conseguir a sustentabilidade necessária para preservar a actividade marítimo-turística das embarcações tradicionais no Tejo.

Voltar aos Factos e Figuras

Comentários

- Pub -