Factos e Figuras do Distrito 2018 – Categoria ECONOMIA

28
visualizações

FIGURA DO ANO

Carlos Taleço

- Pub -

 

O engenheiro, fundador e presidente da Fundação COI – Centro de Ocupação Infantil – do Pinhal Novo, continua a  fazer crescer a cada vez mais poderosa instituição. No ano passado deu um passo de gigante, em quantidade de qualidade do investimento, com a inauguração da nova clínica social da fundação. O espaço, com três dezenas de serviços, num grande edifício no centro da  vila, acresce ao já vasto portfólio que integra muitas valências e instalações um pouco por toda a freguesia.

É a maior instituição social do concelho de Palmela e uma das maiores do distrito.

A Fundação COI destaca-se não apenas entre as IPSS da região, mas como um exemplo da crescente relevância da economia social. Não é por acaso que o terceiro sector é destacado nesta categoria pela primeira vez.

 

FACTO DO ANO

 Autoeuropa reforça produção

 

Em 2018 a Autoeuropa renasceu. Foi o ano da consagração de um novo ciclo que atira muito para a frente o prazo mínimo de validade  da maior fábrica da região e do país.

O arranque da produção do modelo T-Roc trouxe as condições e a esperança no reforço da actividade e o acordo sobre o novo horário de trabalho converteu o potencial em realidade e futuro.

Com o regresso à paz social, a Autoeuropa acelerou a produção e voltou ao papel de locomotiva dos indicares económicos regionais e locais.

A luta dos trabalhadores acabou por valer a pena, permitindo melhores condições laborais e sociais sem condenar a produtividade e a rentabilidade da empresa. Pior foi a dificuldade de escoamento dos carros, provocada pela paralisação do Porto de Setúbal.

No final do ano ambas as questões estavam arrumadas e a fábrica concentrada na produção.

Voltar aos Factos e Figuras

Comentários

- Pub -