Arrábida dá-se a conhecer em novo site

65
visualizações

Página na Internet apresenta também todo o processo de candidatura da zona a Reserva da Biosfera da UNESCO

 

- Pub -

Já está online o novo site Arrábida, que dá a conhecer a riqueza da biodiversidade da referida serra bem como o processo de candidatura da zona a Reserva da Biosfera da UNESCO. A nova página na Internet foi lançada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e as Câmaras de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Segundo a AMRS, o novo site, que pode ser consultado em https://arrabida.amrs.pt/, é dedicado “à bio e geodiversidade da Serra da Arrábdida” e “à invulgar confluência do rico património natural e cultural da região, com belíssimas imagens que retratam a diversidade” da zona. A par disso, apresenta ainda “todo o processo” de candidatura à  Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO).

“Esta candidatura, elaborada pela AMRS, pelo ICNF e pelos municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal, no âmbito do Programa MaB – o Homem e a Biosfera (Man and the Biosphere) da (UNESCO), centra-se, sobretudo, na conciliação, conservação e preservação da natureza com a actividade humana, assente numa lógica de desenvolvimento económico, social e ambientalmente sustentável, envolvendo, de forma activa, as populações locais, afirmando o seu potencial, a sua história e património, suas riquezas naturais, os saberes das suas gentes, de preservação, valorização e usufruto do bem-comum”, explica a associação.

Voltando ao novo site, a página inicial “está dividida em três áreas principais”, indica a AMRS, enumerando: “1) Arrábida, onde se mostra ao visitante a caracterização do território Arrábida, o que nele pode encontrar e se dá a conhecer a Arrábida Literária, descrita por cronistas e viajantes, cantada por poetas e escritores; 2) Candidatura a Reserva da Biosfera, onde se descreve todo o processo desta candidatura, se explica o que é uma Reserva da Biosfera e se dá a conhecer as Reservas da Nacionais e Mundiais da Biosfera; e 3) Projectos, onde são apresentados os Projectos Educativos da região dedicados à temática Arrábida”.

Recorde-se que a decisão de apresentar a candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera da UNESCO foi decidida pelos promotores do processo a 15 de Junho de 2015.

Comentários

- Pub -