Vítor Proença exige mais segurança ao ministro da Administração Interna

35
visualizações

O presidente da CIMAL reclamou mais militares e meios para a GNR da região reforço de apoio aos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal. Descentralização de competências também discutida

 

- Pub -

Vítor Proença, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) que preside também à Câmara de Alcácer do Sal, exigiu ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, um reforço de apoios à GNR e às áreas da segurança e protecção civil para o litoral alentejano. A reclamação foi apresentada esta terça-feira, 29, durante uma reunião realizada na sede da CIMAL, em Grândola, que serviu ainda para discutir a descentralização de competências do Estado para as autarquias.

O encontro juntou ainda à mesa os presidentes de câmara do litoral alentejano – António Figueira Mendes (Grândola), Álvaro Beijinha (Santiago do Cacém), Nuno Mascarenhas (Sines) e José Alberto Guerreiro (Odemira) –, a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e o secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves.

Vítor Proença “alertou para a necessidade urgente de se fortalecer a capacidade de resposta da GNR de Alcácer, Torrão e Comporta, que carecem de viaturas”, revela a autarquia de Alcácer do Sal em nota de Imprensa, adiantado que no concelho existem actualmente “duas viaturas ligeiras e outra todo-o-terreno inoperacionais, o que obriga ao pedido de colaboração de outros postos da GNR”.

A autarquia dá ainda conta de o presidente da CIMAL ter salientado ao governante que existe também um “défice de militares da GNR nos postos de Alcácer do Sal, Comporta e Torrão”, além da “permanente falta de verbas para a aquisição de materiais de limpeza, consumíveis e apetrechamento do parque informático”.

A necessidade premente de colocação de uma viatura de Suporte Imediato de Vida no Serviço de Urgência Básica de Alcácer do Sal, assim como a necessidade de reforço de apoio aos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal e o alerta para o perigo no acesso à praia da Comporta no período do Verão foram outras das preocupações transmitidas por Vítor Proença à comitiva liderada pelo ministro da Administração Interna.

 

Comentários

- Pub -