Corta-Mato Concelhio juntou mais de meio milhar no Parque do Bonfim

67
visualizações

Iniciativa voltou a registar a participação de alunos de todas as escolas do concelho

 

- Pub -

O Parque do Bonfim acolheu na manhã de ontem, 16, mais de meio milhar alunos de todas as escolas do concelho que participaram no Corta-Mato Concelhio de Setúbal.

Beatriz Lemos, da EB de Aranguez, foi a vencedora no escalão infantil A feminino e Manuel Relvas, do Agrupamento de Escolas de Azeitão, foi o primeiro no mesmo escalão mas na categoria de masculinos. Por equipas, neste escalão, saiu vencedor o Agrupamento de Escolas de Azeitão, tanto em masculinos como em femininos.

Em infantis B, na distância de 1500 metros, o primeiro lugar sorriu a Maria Perdigão, da Escola Secundária de Bocage, e Vicente Marques, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, sendo que, por equipas, a prova masculina foi ganha pelo Agrupamento de Escolas de Azeitão e a feminina pela Escola Secundária de Bocage.

O agrupamento de Azeitão triunfou também nas provas do escalão de Iniciados por equipas, além de ver João Rosa sair vencedor em masculinos, após percorrer o percurso de 2500 metros, enquanto Viviana Parrulas, da EB de Aranguez, foi a mais rápida nos 2000 metros femininos.

Nos juvenis, Ana Cruz, do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, e Gabriel Fernandes, da Escola Secundária D. João II, triunfaram nas distâncias de 2500 e de 2000 metros, respectivamente. A equipa do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago sagrou-se campeã feminina e a Escola Lima de Freitas venceu em masculinos.

Alexandre Pina, do Agrupamento Ordem de Sant’Iago, ganhou no escalão de juniores, prova apenas em masculinos, na distância de 2500 metros.

 

Boa disposição antes da partida

 

Antes do sinal para partida, o entusiasmo era notório entre os jovens participantes e as expectativas enormes. Ganhar todos querem, mas para vencer é preciso correr, lembrou Lara, 14 anos, citada em nota de Imprensa do município do Setúbal. Falava a voz da experiência, já que a jovem aluna do Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Sant’Iago preparava-se para competir na prova pela segunda vez consecutiva.

Já Jorge, outro dos participantes, salientava a velocidade de início de prova a que acabara de assistir. “Olha para aquele arranque! Parece que o mundo vai acabar”, atirou. Com apenas 12 anos, o pequenote surpreendia pela boa disposição. “Se não ganharmos, ao menos perdemos peso”, desabafou, ao mesmo tempo que os amigos alongavam antes da grande partida. E depois a correria tocou a todos, no total a 538 alunos de todas as escolas do concelho.

“Mais uma edição de êxito”, considerou José Rocha, coordenador do Desporto Escolar da Península de Setúbal, entidade responsável pela organização do evento em parceria com a Câmara Municipal.

Além do convívio, o encontro garantiu o apuramento dos alunos que obtiveram as melhores classificações para a prova distrital, que terá lugar a 5 de Fevereiro, em Alcochete, de onde sairão os seleccionados para a competição nacional, aberta aos escalões de Infantis B, Iniciados, Juvenis e Juniores, individualmente e em equipa, agendada para 22 e 23 de Fevereiro, na Marinha Grande.

O Corta-Mato Concelhio é o culminar da competição interna desenvolvida em todos os agrupamentos/escolas inscritos no Programa do Desporto Escolar.

Comentários

- Pub -