Há um novo gin de frutos vermelhos feito na região

107
visualizações
Há um novo gin de frutos vermelhos feito na região

O Real Gin Rouge leva morangos, mirtilos e framboesas produzidas na região e é o terceiro produto da Destilreal, que se afirma como “a primeira destilaria de gin da península de Setúbal”

 

- Pub -

Morangos, mirtilos e framboesas, são estes os ingredientes principais do novo Real Gin Rouge, o mais recente produto lançado pela Destilreal sediada em Santo Isidro de Pegões, concelho do Montijo. O gin foi apresentado oficialmente no sábado, num evento com a presença de uma comunidade de bartenders, profissionais do sector e uma turma do curso de Bar e Restaurante da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A ideia de produzir um gin com estas características surgiu “naturalmente” tendo em conta o facto de a região ter uma produção agrícola “rica em frutos vermelhos”, explicaram Luís Fava e Jacinto Policarpo, dois dos quatro fundadores da marca. O objectivo foi também criar um produto que valorizasse a economia local e sustentável, uma vez que os produtos que dão nome ao gin Rouge são todos obtidos na região.

“Neste momento já conseguimos ter, na zona de Setúbal, morangos todo o ano graças a um produtor. Os mirtilos e as framboesas também são produzidos aqui e uma vez apanhados são metidos em infusão no mesmo dia. Logo aí a qualidade é diferente”, explicou Luís Fava a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO.

O Real Gin Rouge vem ainda “colmatar uma falha de mercado”, segundo o sócio Jacinto Policarpo, ao ser um destiled gin “diferente” do habitual, com um paladar “mais doce” graças aos frutos vermelhos, e que à partida poderá agradar mais ao público feminino. O zimbro – principal produto que dá corpo e identidade à bebida, continua, porém, a fazer-se notar.

“Sente-se o zimbro, mas o grande foco é nos frutos vermelhos”, disse por sua vez Flávio Leandro, formador do curso de Restaurante e Bar na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. O profissional – natural de Almada e que já trabalhou como bartender em espaços do conhecido chef Olivier – esteve no evento a coordenar 16 alunos da turma de segundo ano daquele curso, avaliando-os em contexto real de trabalho, numa parceria com a Destilreal.

O Real Gin Rouge é o já o terceiro gin da marca e está à venda em vários espaços da região e em Lisboa desde Dezembro. O Real Gin Original foi lançado em Outubro de 2016, numa edição de 4.900 garrafas, e valeu logo à destilaria vários prémios, nomeadamente para o design da garrafa e do rótulo. Já o Real Gin Moscatel, feito com infusão de uva moscatel, foi lançado em Janeiro de 2018. Todos são feitos com álcool português.

A ideia de criar um gin inspirado na Península de Setúbal nasceu de forma espontânea. “Pensámos em fazer o nosso gin depois de um jantar a beber gin. Na semana a seguir, comecei a ir à procura de todos os ingredientes. Fizemos mais de 20 receitas, dessas apurámos oito e dessas oito escolhemos a receita do Real Gin Original”, contou então Luís Fava, sócio em conjunto com Alexandra Fava, Jacinto Policarpo e Raquel Varela.

O nome também foi inspirado na região, jogando com o facto de a destilaria se situar na EN4, uma antiga Estrada Real que ligava Alcochete ao Montijo, construída a partir de uma via romana. Qualquer pessoa pode visitar a destilaria – ficando a conhecer o processo de produção, das infusões ao embalamento e rotulagem feitos de forma manual –, ou provar os gins de diversas formas no bar que funciona (entre Março e Dezembro) à sexta-feira e sábado, das 20h30 às 00h00.

Comentários

- Pub -