Dores Meira representa Portugal em acordo de cooperação com a China

37
visualizações

Cidade do Sado e a chinesa Tianjin assinaram geminação

 

- Pub -

A cidade de Setúbal e cidade chinesa Tianjin vão estabelecer parcerias em diversas áreas, entre elas a promoção do desenvolvimento da primeira Oficina Lu Ban em Portugal, no Instituto Politécnico de Setúbal. A carta de intenções com vista à geminação das duas cidades foi assinada quarta-feira.

Para a presidente da Câmara de Setúbal, a “oportunidade” dada a Setúbal de representar Portugal na assinatura do “acordo para aproximar a Europa da Ásia, neste caso Portugal e a China, representada por Tianjin, é motivo de orgulho e de motivação para trabalharmos cada vez mais neste tipo de parcerias”, referiu Maria das Dores Meira no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O documento, assinado entre a autarquia e Tianjin, “é o ponto de partida para o fortalecimento das relações entre as duas cidades, através do desenvolvimento de intercâmbios e cooperações nas áreas da educação, indústria, portos, formação profissional, turismo, saúde e cultura, e para o estabelecimento de um acordo de geminação”, cita comunicado da autarquia sadina.

 

Acordo pela educação

 

Para o presidente do Governo de Tianjin, Zhang Guoqing, “este acordo tem um grande significado, pois une a ponta oriental da Ásia, Tianjin, à ponta ocidental da Europa, Setúbal, através do estabelecimento de uma relação de amizade. Estamos longe, mas cada vez mais próximos”.

Um dos principais objectivos da cooperação entre Setúbal e Tianjin centra-se no campo da educação, em especial na formação profissional, com a promoção conjunta do desenvolvimento da Oficina Lu Ban, inaugurada quarta-feira, tendo sido o protocolo assinado no mesmo dia entre os dois municípios numa cerimónia realizada no Palácio Nacional de Queluz, no âmbito da visita do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, a Portugal.

 

Setúbal é a única cidade do país com a Oficina Lu Ban

A Oficina Lu Ban, projeto do Governo de Tianjin e da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade de Tianjin, é uma unidade apetrechada com equipamento de ponta destinada à formação técnica em robótica industrial.

O presidente do Governo de Tianjin, Zhang Guoqing quer que a oficina instalada na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, a segunda na Europa e a sexta em todo o mundo, seja um modelo para todas as outras, a nível mundial.

“O Governo de Tianjin vai apoiar ao máximo esta oficina para que seja a mais avançada a nível mundial e para que receba jovens provenientes de todo o mundo”, disse.

Por sua vez, Maria das Dores Meira, afirma-se “orgulhosa” por Setúbal receber a única Oficina Lu Ban instalada em Portugal, e considera que este “projecto vai ser um polo de atracção para jovens de todo o mundo, além de contribuir para o aprofundamento de relações profícuas entre os dois municípios”.

A inauguração da Oficina Lu Ban contou, igualmente, com a intervenção do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, que garantiu “todo o apoio do governo português na difusão deste projecto que demonstra a capacidade tecnológica da China”.

O presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, manifestou a vontade de “partilhar este projecto inovador com a comunidade” e torná-lo numa “referência a nível mundial”.

As oficinas Lu Ban, que perpetuam o nome do carpinteiro e inventor chinês da dinastia Zhou, são plataformas de colaboração tecnológica entre a China e os países destinatários, inscrevendo-se na estratégia de internacionalização do país.

Comentários

- Pub -