Teresa Salgueiro sobe ao palco do multiusos

37
visualizações

Concerto tem lugar no próximo dia 24, a partir das 21h30. Celebrações arrancam um dia antes e evocam a criação do município pelo rei D. Pedro I há 656 anos

 

- Pub -

Um concerto de Teresa Salgueiro é o prato forte do programa das comemorações do Dia do Município de Sines, que arrancam no próximo dia 23. Criado a 24 de Novembro de 1362 pelo rei D. Pedro I, o município sineense celebra 656 anos de existência e assinala a efeméride com um conjunto de iniciativas organizadas pelas autarquias de Sines e pelo movimento associativo.

“O grande destaque das comemorações acontece no Dia do Município, 24 de Novembro, às 21h30: Teresa Salgueiro, cantora que é uma imagem emblemática de Portugal no mundo, apresenta-se em concerto no Pavilhão Multiusos de Sines”, revela a Câmara Municipal, lembrando que os ingressos para o espectáculo são gratuitos e disponibilizados para levantamento no Centro de Artes de Sines e no atendimento municipal em Porto Covo ou, no dia do concerto, no local do espectáculo.

As comemorações arancam, porém, um dia antes, 23, “com visitas ao navio-patrulha oceânico NRP Sines, para as escolas, no período 10h00-12h00”. O navio, adianta a autarquia, estará no porto de serviços da infra-estrutura portuária de Sines também nos dois dias seguintes, 24 e 25, “aberto nesses dias a visitas ao público em geral, no período 10h00-17h00”. A iniciativa é promovida em conjunto por Marinha Portuguesa, APORVELA, Câmara Municipal e Administração do Porto de Sines (APS).

Neste primeiro dia de celebrações (23), a programação apresenta também, entre as 10h30 e as 12h30, uma jornada de reflexão sobre o tema “Ser Siniense”, a partir das respostas a um inquérito realizado ao longo de 2018, a ter lugar no Centro de Artes de Sines. À tarde, a partir das 15h30, a associação Arte Velha irá inaugurar, na sua sede, a exposição “O nosso passado no trabalho artesanal e a nossa crença na religião católica”. À noite, a partir das 21h30, adianta a edilidade, “o público poderá optar por uma de duas iniciativas” –  uma noite de dança organizada pela Associação Recreativa de Dança Sineense no Salão do Povo, em Sines; ou a exibição do filme “Mar de Sines”, na Igreja da aldeia de Porto Covo, iniciativa promovida pela Junta de Freguesia. Este filme, recorde-se, foi produzido pela Câmara Municipal de Sines com o apoio de fundos PROMAR/Fundo Europeu das Pescas/União Europeia.

 

Iniciativas protocolares nos Paços do Concelho

 

As celebrações prosseguem na manhã do dia 24 (Dia do Município) com as iniciativas protocolares nos Paços do Concelho: hastear da bandeira, às 10h00, e sessão solene da Assembleia Municipal, às 11h00. “No intervalo, às 10h15, a Junta de Freguesia de Sines inaugura, nas suas instalações, uma exposição fotográfica sobre os seus presidentes ao longo da história”, faz notar o município, que destaca outras iniciativas previstas. “Ao longo do dia, a não perder a VII Feira de S. Martinho, na praça renovada do Bairro 1.º de Maio, e a 1.ª jornada do Campeonato Regional de Juvenis e Absolutos/Torneio Nadador Completo de Infantis, na Piscina Municipal Carlos Manafaia (a segunda jornada acontece no dia seguinte).”

Além disso, na Escola Poeta Al Berto, os interessados poderão também inscrever-se numa formação de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), promovida pela Resgate – Associação de Nadadores-Salvadores do Litoral Alentejano.

Ainda no Dia do Município, a partir das 16h00, o pintor D’Assis Cordeiro irá inaugurar a exposição “No Time to Run”, no centro de exposições do Centro de Artes de Sines. “Meia hora depois, às 16h30, a Escola da Artes do Alentejo Litoral junta as suas orquestras em concerto no Largo Poeta Bocage”, salienta a autarquia.

Ainda no âmbito das comemorações, será apresentada pela companhia GATO SA, a 28 de Novembro, a peça de teatro “Auto da Índia”, de Gil Vicente, no Centro de Artes de Sines. “Realiza-se uma sessão para a Escola Poeta Al Berto, às 11h30 (mediante marcação), e uma sessão para o público em geral, às 21h30 (bilhete 5 euros)”, conclui a edilidade.

 

Exposições no Centro Emmerico Nunes e oferta de marcadores

 

Durante o período das comemorações, podem também ser visitadas no Centro Cultural Emmerico Nunes as exposições da nona edição do projecto Valores do Sítio de Sines (patentes de terça-feira a domingo, das 14h00 às 18h00). As mostras podem ser apreciadas até 13 de Janeiro. E já a partir desta próxima terça-feira, 20, a Biblioteca Municipal vai oferecer “marcadores de livros com ditos e dizeres do concelho a todos os leitores que requisitarem livros”, revela a autarquia.

Comentários

- Pub -