Palmela promove Moscatel com festival

95
visualizações

Terceira edição do certame realiza-se no próximo fim-de-semana

Um mercado, provas de vinhos comentadas, harmonizações vínicas, workshops, showcooking, animações musicais e um debate são algumas das iniciativas que, no próximo fim-de-semana (10 e 11), vão ter lugar na vila de Palmela no âmbito da 3.ª edição do Festival do Moscatel.

- Pub -

O evento, de entrada livre, vai apresentar “um mercado, no dia 10, das 15h00 às 23h00, e no dia 11, das 15h00 às 20h00, no qual o visitante encontrará uma mostra permanente de vinhos Moscatel e poderá provar e comprar Moscatel de Setúbal, Moscatel Roxo e brancos e espumantes produzidos com esta casta”, sublinha a Câmara Municipal de Palmela, entidade responsável pela organização em conjunto com a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

O festival contará com a presença de fabricantes de produtos regionais e constituirá uma “oportunidade única para contactar directamente com os produtores”, adianta a autarquia. Adega Camolas, Adega de Palmela, Casa Agrícola Assis Lobo, Casa Agrícola Horácio Simões, Casa Ermelinda Freitas, Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, Damasceno, Malo Wines, Quinta do Monte Alegre, Sivipa, Venâncio da Costa Lima e Adega Xavier Santana são os produtores com presença confirmada no certame.

Provas de vinhos comentadas, harmonizações vínicas, workshops, showcooking, animações musicais e um debate, no dia 11, organizado com a Associação Portuguesa de Enologia, sobre ‘O Papel do Enólogo na Actualidade’ são actividades paralelas programadas. Para participação em algumas das actividades, lembra a autarquia, é necessária “a aquisição do copo de prova oficial do festival”, que tem um custo de 1,50 euros mas que dá direito a uma prova de Moscatel de Setúbal. As actividades decorrem entre o Cineteatro S. João, a Casa Mãe da Rota de Vinhos e a Biblioteca Municipal.

O Festival do Moscatel em Palmela é um evento bienal na área do Enoturismo, que visa “contribuir para a valorização da produção de Moscatel de Setúbal e da sua aplicação a produtos inovadores de gastronomia e doçaria”, de forma a divulgar o conhecimento e a apreciação da referida casta de características únicas.

 

Comentários

- Pub -