Joaquim Santos aponta ao investimento de mil milhões no concelho

66
visualizações

O sector do turismo promete ser a grande alavanca económica do concelho do Seixal. Mas o território está pronto para acolher mais indústria e serviços diferenciados

 

- Pub -

Por: Humberto Lameiras

 

O Seixal é dos municípios que tem registado maior crescimento populacional e também mais oportunidades para a economia local e regional. O presidente da Câmara, Joaquim Santos, prevê que nos próximos tempos o investimento no concelho deverá ascender a “mil milhões de euros”, isto contabilizando o que já se está a concretizar e o previsto.

“Este é um concelho com grande dimensão e que continua a crescer, não só em população mas também ao nível económico e importância em termos regionais”. Para além da sua dimensão nas áreas operacionais, “estamos a apostar no crescimento do sector do turismo”, diz Joaquim Santos sobre um concelho que comemora amanhã os 182 anos da sua fundação.

“Face às suas características, o concelho do Seixal tem excelentes condições para se afirmar como uma oferta turística de qualidade para quem visita Lisboa e também para quem reside na Grande Lisboa e procura espaços com oferta distinta; o Seixal tem isso”, afirma o autarca.

Na próxima década, o presidente vê o território que governa como o “mais populoso da península de Setúbal”, com mais habitantes ainda que Almada (actualmente o mais populoso). “Os últimos dados dizem-nos que o concelho do Seixal está a crescer 5% em população, isto enquanto o concelho de Almada decresce cerca de 7%”.

Quanto à dinâmica empresarial, o edil considera que vai “acentuar-se no nosso eixo”, isto porque o território “tem grandes e pequenas áreas disponíveis que se ajustam tanto a indústria como a serviços”. Este alargamento considera ainda a oferta hoteleira; “neste momento temos apenas um hotel mas, ainda este mês, vai ser anunciado o vencedor do concurso para o futuro hotel Mundet”.

Com o sector do turismo já em pleno crescimento, em que “o primeiro semestre deste ano duplicou a procura de todo o 2017”, a construção de mais uma unidade hoteleira abre caminho a uma oferta turística mais sustentável. E a isto o autarca acrescenta o plano de investimentos que prevê “mais equipamentos culturais, desportivos, sociais e espaços verdes para conseguirmos diversificar a oferta, tanto para quem nos visita como para quem aqui reside”.

E Joaquim Santos relembra um recente estudo que aponta o concelho do Seixal como “o mais desejado”, dado os elevados níveis de crescimento económico e social.

 

CAIXA

Comemorações do 182 anos estendem-se até Dezembro

O Seixal comemora hoje 182 anos da sua fundação com uma sessão solene marcada para as 21h00, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. Este ano o aniversário é celebrado sob o lema “Projecto com história, compromisso com o futuro!”.

Os alunos do Polo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional protagonizam o primeiro momento musical da sessão. O cantor e compositor Samuel actua no segundo momento musical da noite.

Segue-se a entrega de medalhas de 25 e 40 anos de serviço a trabalhadores da autarquia e aos aposentados em 2017, como homenagem pelo serviço público prestado à população. Durante a cerimónia serão ainda atribuídas as medalhas de mérito e bons serviços.

 

 Programa

 

O programa de comemorações do aniversário do concelho tem em agenda várias actividades que decorrem até à primeira semana de Dezembro.

 

Dia 6

21h00 horas

Sessão Solene Comemorativa do 182.º Aniversário do Concelho do Seixal

Auditório Municipal, Fórum Cultural do Seixal

 

Dia 9

21h30 horas

Concerto de Kharga

Jazz

Cinema S. Vicente, Aldeia de Paio Pires

 

Dia 10

8h00

IX Torneio de Boccia do Seixal

Pavilhão Municipal da Torre da Marinha

 

14h30 horas

Desfile de Moda Sénior

Salão da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal

 

21h30 horas

David Antunes & The Midnigth Band

Salão da Associação de Moradores dos Redondos

 

Dias 10 e 17

21h30 horas

Noites de Fado do S. Vicente –  14.ª edição

Cinema S. Vicente, Aldeia de Paio Pires

 

De 16 a 7 de Dezembro

35.º Festival de Teatro do Seixal

Vários locais

 

De 23 a 25

IV Congresso do Bombo

Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

 

De 23 a 30

Exposição sobre os 25 anos da Biblioteca Municipal do Seixal

Biblioteca Municipal do Seixal

 

Dia 24

19h00

Concerto dos Unclear

Centro de Apoio ao Movimento Juvenil, Seixal

 

21h30

Flamenco tradicional

João Lara Apresenta Esencia

Auditório Municipal, Fórum Cultural do Seixal

 

Dia 25

11h00 horas

Comemorações do 25.º aniversário do Fórum Cultural do Seixal

Teatro

A Caminho do Saber, pela Animateatro

Auditório Municipal, Fórum Cultural do Seixal

 

Dia 26

19h00

Parabéns ao Fórum Cultural do Seixal

Biblioteca Municipal do Seixal

 

Dia 1 de Dezembro

12h00

Inauguração da sede do Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela

Arrentela

 

Dia 8 de Dezembro

15h00

Inauguração do mural cerâmico Cidade do Seixal, de Albino Moura

Avenida da República, Arrentela

Comentários

- Pub -