Câmara lança concursos para três obras no valor de 1,5 milhões

85
visualizações

Reabilitação da Escola dos Telheiros é investimento mais vultosa de conjunto que inclui recuperação da Oficina da Criança e construção de ETAR no Bairro Forno da Cal

- Pub -

 

A Câmara de Alcácer do Sal aprovou ontem o lançamento de concursos para três obras num total de 1,472 milhões de euros.

No conjunto, destaca-se a reabilitação da Escola Básica n.º1 dos Telheiros, que no passado esteve para encerrar, e que vai ser agora objecto de um investimento de quase um milhão de euros (929 mil euros).

As outras duas obras são a recuperação do edifício da Oficina da Criança, que vai custar 326 mil euros, e a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Bairro do Forno da Cal onde está em uso ainda uma fossa.

Neste ultimo caso, o investimento é de 217 mil euros e vai ser integralmente suportado pelo município, uma vez que não existem fundos comunitários para esta obra. Depois de esperar, sem sucesso, que pudesse ser aberta a possibilidade de financiamento da União Europeia, o executivo camarário decidiu não esperar mais.

O presidente da autarquia, Vítor Proença, fez recentemente uma ultima diligencia, uma reunião com o secretário de Estado do Ambiente, para tentar desbloquear verbas, mas a opção do Governo não foi alterada.

Foi nossa opção avançar” com a obra da ETAR do Forno da Cal, afirmou o vice-presidente, Manuel Vítor de Jesus, que dirigiu a reunião de ontem.

As três obras foram bem acolhidas pela oposição, tendo o PS não apenas votado favoravelmente as propostas como também elogiado a necessidade desses investimentos.

Vítor Jesus (CDU) destacou que se trata de três obras relevantes para o concelho. “Duas obras são viradas para a educação e juventude, que é onde se prepara o futuro da sociedade, e uma é na área da higiene e saneamento, e implica um esforço financeiro da Câmara Municipal, que consideramos razoável e importante para a população”.

Renato Neves (PS) concordou, classificando o investimento de “importante”.

Catalogo de Natal para comércio local

Para promover o comércio local, a Câmara de Alcácer do Sal está a organizar a publicação de um catalogo de Natal, com as lojas e os produtos da cidade, do Torrão e da Comporta.

O vice-presidente Manuel Vítor de Jesus explicou que cada estabelecimento vai poder indicar dois produtos para serem incluídos na publicação.

A proposta foi aprovada também por unanimidade, com o PS, pela voz de Gabriel Geraldo, a dizer que concorda com “tudo o que possa ajudar o comércio local”.

Comentários

- Pub -