Santiago do Cacém celebra tradição com cerca de seis séculos

76
visualizações

Feira do Monte arranca no próximo dia 31. É uma das mais antigas do Alentejo Litoral. Hoje em dia, apresenta-se como montra dos artesãos e produtores da região

- Pub -

Santiago do Cacém prepara-se para celebrar uma tradição com cerca de meia-dúzia de séculos de existência. A partir do próximo dia 31 e até 2 de Setembro, no Parque de Feiras e Exposições, realiza-se a Feira do Monte, uma das mais antigas do Alentejo Litoral, destaca a Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Segundo a autarquia, a festividade remonta ao Século XVI. “Realizava-se em torno da antiga Igreja de Nossa Senhora do Monte no dia das festividades em Honra da padroeira”, explica a autarquia, sublinhando que actualmente “a Feira do Monte ganha cada vez mais destaque, sendo uma montra para os artesãos e produtores do concelho, mas também da região alentejana”.

A edição deste ano apresenta uma novidade: “o espaço oficina ‘Artesanato Passo a Passo’, onde os visitantes podem assistir ao vivo ao trabalho dos artesãos e aprender a sua arte”.

O Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém não acolherá apenas a feira franca, conforme faz notar a edilidade. “Os visitantes podem escolher entre um passeio de Tuk-Tuk ou testar a sua perícia nos jogos tradicionais, para os mais afoitos há as garraiadas onde podem mostrar o que valem. Sendo este um certame que preserva tradições, a recriação do Mastro é outro dos pontos de interesse. A feira tem ainda as habituais diversões cheias de luz, som e movimento.”

Além destes atractivos, a autarquia lembra ainda os tradicionais petiscos e menus de degustação, destacando as sessões de Showcooking dedicadas aos pratos de enguia, tomate e de caça. Doçaria e boa pinga também constam das propostas gastronómicas. “Durante a Feira do Monte será apresentada e degustada a Melosa e o Medronho da destilaria Black Pig. Os mais gulosos podem provar os produtos de doçaria da pastelaria Baú Doce do Cercal do Alentejo e os biscoitos do mastro da D. Maria Antónia Raposo”, realça ainda a Câmara Municipal.

No que toca a espectáculos musicais, vão subir ao palco nomes como David Antunes, na sexta-feira (31 de Agosto), Messias Maricoa e Valas, no sábado (1 de Setembro) e José Cid, no domingo (2 de Setembro). Haverá ainda actuação dos Grupos Corais da Casa do Povo do Cercal do Alentejo e Vozes Além’Tejo, momentos de fado ao despique e noites longas animadas por Dj’s.

Comentários

- Pub -