Setúbal estreia-se a abrir a Volta e ‘veste’ Rafael Reis de amarelo

0
56
visualizações

O líder da primeira etapa da Volta, que se cumprirá hoje entre Alcácer do Sal e Albufeira, ficou definido no prólogo de ontem. A vitória sorriu à região. O palmelão, vice-campeão nacional de ‘crono’ em 2017, foi dois segundos mais rápido do que o segundo classificado

- Pub -

A cidade setubalense acolheu, ontem, pela primeira vez o arranque da Volta a Portugal em Bicicleta, com a realização do prólogo, um contra-relógio individual de 1,8 quilómetros, que permitiu ao palmelão Rafael Reis ser o primeiro a envergar a camisola amarela nesta 80.ª edição da prova.

O ciclista de Palmela, de 26 anos, que alinha pela equipa espanhola Caja Rural, cumpriu em 2:18.96 minutos o percurso a ligar a Avenida José Mourinho, defronte da Doca dos Pescadores, e a meta instalada na Avenida Luísa Todi, junto do Auditório José Afonso, e partirá hoje de Alcácer do Sal vestido de amarelo para a primeira etapa da Volta. O vice-campeão nacional de ‘crono’ em 2017 deixou César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) a 2 segundos de diferença e o dinamarquês Louis Bendixen (Team Coop) a três.

Mas a festa da Volta começou a fazer-se muito antes do tiro de partida, às 15h00, para o início do prólogo. O Parque Urbano de Albarquel serviu de palco a vários momentos de animação e à apresentação das equipas participantes, com transmissão televisiva na RTP1.

Durante a manhã, a animação esteve garantida com actuações de Jorge Guerreiro, Bombocas, Ana Duarte e Toy. Após o almoço, a par da apresentação das formações e ciclistas participantes na competição, o público que se deslocou ao Parque Urbano de Albarquel pôde ainda ver em palco artistas como Iran Costa, Cathy, Ruth Marlene a solo e com Jéssica Portugal, Rui Bandeira, Rebeca e Micaela.

Primeira etapa arranca hoje em Alcácer do Sal

A região continua hoje a ser palco principal da Volta, com Alcácer do Sal no centro das atenções. É que o tiro de partida para a primeira etapa (em linha) da competição será dado nesta cidade do litoral alentejano. O pelotão terá de cumprir um percurso de 191,8 quilómetros até Albufeira (Algarve).

A Praça Pedro Nunes funcionará como ponto aglutinador ao acolher a “Feira de Animação”, um espaço “de diversão e de interacção, onde população e visitantes podem alargar a sua experiência e contacto com a festa da Volta a Portugal”, lembra a Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Além disso, será precisamente junto a esta praça, em plena Avenida João Soares Branco, que centena e meia de ciclistas irá concentrar-se para o início simbólico da etapa, pelas 12h35, rumo à meta instalada em Albufeira. A partida real será dada mais adiante, cerca de 10 minutos depois.

O pelotão partirá, assim, da Avenida João Soares Branco em direcção à Estrada da Estação, onde, na rotunda, cortará à direita para a Estrada de Santa Luzia. Daqui seguirá para a Rua José Pomba Cupido, Rua Comandante João Bico e Rua Arlindo Passos. Na rotunda, o pelotão irá virar à direita para descer a Avenida José Saramago, passará a velha ponte metálica e rumará a Grândola, pela EN120, sendo então dada a partida real às 12h45, junto ao marco n.º 2.

No concelho de Alcácer do Sal, os ciclistas vão ainda passar por Vale de Guizo (12h53), Albergaria (12h55) e Castelo Ventoso (12h56). A chegada a Albufeira está prevista acontecer cerca das 17h25.

Esta 80.ª edição da Volta a Portugal, que terá um total de 1 578,9 quilómetros divididos por 10 etapas, vai terminar em Fafe, a 12 de Agosto.

Comentários

- Pub -