Alunos da Escola Profissional de Almada destacam-se em concursos

60
visualizações

Vídeos sobre poluição luminosa e protótipo de carro autónomo brilham em concursos promovidos pelo Núcleo de Astronomia e Politécnico de Setúbal

Os alunos da Escola Profissional de Almada (EPA) distinguiram-se no concurso internacional Dark Skies Rangers e no concurso ONcontrol, trazendo para a região vários prémios.
Duarte Talaia, Francisco Novlio e Nelson Mendes, alunos do primeiro ano do Curso de Técnico de Mecatrónica Automóvel, venceram o primeiro prémio no concurso Dark Skies Rangers, na categoria ‘Reportagem DSR – Alunos do ensino secundário’, com um pequeno vídeo de três minutos intitulado ‘Poluição Luminosa’. O vídeo-documentário aborda tanto a origem da poluição luminosa, como o seu significado e as consequências para o meio ambiente e para o Homem.
O terceiro lugar foi também para estudantes da EPA. Ângelo Oliveira, António Rodrigues e Miguel Dias, alunos do primeiro ano do Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, destacaram-se com o vídeo ‘Dark Sky, para um céu mais estrelado’. Ambos os vídeos se encontram disponíveis no Youtube.
O concurso foi promovido pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, e tinha como objetivo divulgar as causas e consequências da poluição luminosa, sensibilizar para a importância da utilização de iluminação exterior, contribuir para a diminuição da poluição luminosa e para a preservação do céu noturno e promover o interesse pela Astronomia.
Já nos concursos nacionais, os alunos do EPA destacaram-se no Oncontrol, promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que tem como objetivo incentivar os jovens do ensino secundário e profissional a desenvolver sistemas de controlo baseados na tecnologia Arduino.
André Fontes, Gonçalo Borges, Ricardo Pereira e Tiago Rodrigues, finalistas do Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, venceram o primeiro prémio com um protótipo de um carro autónomo, totalmente automatizado e com sistema de informação e comunicação em tempo real.

Comentários

- Pub -