Os melhores jovens velejadores do mundo estão até hoje em Sesimbra

0
39
visualizações

A Fortaleza de Santiago acolheu, no dia 4 de Julho, a cerimónia de apresentação do Campeonato Europeu de Vela de Juniores, Classes 420 e 470, que está a decorrer em Sesimbra até hoje e que contou com a participação de perto de 200 embarcações e 400 velejadores, entre os 16 e os 24 anos, em representação de 15 países europeus e 5 de outros continentes, visto que apesar de ser um campeonato da europa é aberto a equipas de outros continentes.

- Pub -

Na cerimónia de abertura, Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal, reafirmou a importância desta competição para a promoção do território de Sesimbra.

“Receber no município o Campeonato Europeu de Vela, Classes 420 e 470, é um orgulho para todos nós. Um evento com esta dimensão, e sendo a vertente desportiva talvez a mais importante, não deixa de estar na nossa visão estratégica também associado ao desenvolvimento económico muito ligado à economia do mar, ao turismo, à nossa identidade e ao que é diferenciador para Sesimbra”, referiu o autarca.

Por sua vez, o presidente do Clube Naval de Sesimbra, António Júlio da Cruz, mostrou-se também muito satisfeito pela realização da competição no concelho.

“Para nós, organização, é realmente uma honra e um privilégio receber este campeonato em Sesimbra. O apoio da autarquia foi determinante para hoje podermos estar todos aqui”, disse.

Apesar de estar presente uma forte componente competitiva, António Roquette, presidente da Federação Portuguesa de Vela, lembrou aos jovens atletas presentes o que prevalece no fim.

“Acreditem que velejar é mais que um desporto, é um modo de estar e viver. Por isso, espero que daqui a uns anos se possam voltar a encontrar e a recordar os momentos que viveram aqui. É algo que faço, há várias décadas, com os amigos que ganhei quando tinha a vossa idade e praticava vela”, afirmou António Roquette.

Nino Shumeli, presidente da Classe Internacional de Vela, enalteceu as condições da vila de Sesimbra, descrevendo o município com “um lugar magnífico e de excelência para a prática da vela”.

Marcaram também presença o vice-presidente da Classe 420 Portugal, Gonçalo Ramos, a delegada internacional da Associação Classe 420, Jackie Taylor, o capitão do Porto de Setúbal, Luís Lavrador, o tenente Guimarães, em representação da Autoridade Marítima, e vereadores da autarquia.

As provas têm estado a decorrer na Baía de Sesimbra e as embarcações têm estado a partir da Praia do Ouro, que durante a competição tem uma área reservada. A entrega de prémios e cerimónia de encerramento está marcada para hoje, às 20h00, na Fortaleza de Santiago.

- Pub -

Queremos a sua opinião!