Embaixadores de 44 países vieram conhecer Setúbal

0
285
visualizações
Embaixadores de 44 países vieram conhecer Setúbal

Acção de charme, promovida por Dores Meira, levou diplomatas a conhecer pontos turísticos da cidade, como o Forte de S. Filipe e o Mercado do Livramento

 

- Pub -

“Setúbal é uma terra boa para viver, para crescer, para trabalhar, para fazer amigos”, foi esta a imagem do concelho transmitida pela presidente da Câmara de Setúbal perante uma plateia de 44 embaixadores do corpo diplomático acreditado em Portugal, que visitou ontem de manhã os Paços do Concelho, o Forte de São Filipe e terminou a visita com um almoço no Mercado do Livramento.

A iniciativa, realizada pela primeira vez pela autarquia, serviu para mostrar as potencialidades do concelho, especialmente a nível económico e turístico, e convidar os embaixadores, cônsules, encarregados de negócios e conselheiros presentes a passar a mensagem junto de empresários, operadores turísticos e compatriotas nos respectivos países para que conheçam Setúbal.

Maria das Dores Meira apresentou Setúbal como um território rico em “oportunidades de investimento” – da reabilitação urbana à indústria, da pesca ao turismo, da habitação ao comércio – e referiu como exemplo dessa atractividade os “investimentos realizados por investidores portugueses e estrangeiros em acções de reabilitação urbana, o que resulta também de uma estratégia municipal de transformação da cidade e do concelho”.

“Setúbal é, sem dúvida, uma das regiões mais atractivas de Portugal. Porque é uma terra segura, dotada de excelentes condições naturais e infra-estruturas. Além disso, estamos preparados para apoiar com eficácia empresas e empresários que aqui queiram investir”, reforçou a edil, lembrando que a cidade acolhe “um dos mais importantes polos industriais do país” e é por isso “o quarto maior exportador nacional”.

A presidente realçou também a “posição geográfica privilegiada” de Setúbal face a Lisboa e por estar entre duas reservas naturais – a Reserva Natural do Estuário do Sado, a leste, e a Arrábida, a oeste – e duas frentes costeiras – fluvial e atlântica – e destacou as requalificações urbanísticas que têm sido feitas na frente ribeirinha da cidade, para onde está prevista a construção de uma marina.

O grupo visitou o Forte de S. Filipe na companhia de Maria das Dores Meira

O património natural da Serra da Arrábida e do rio Sado foi destacado a pretexto das praias e da baía “com os seus simpáticos golfinhos” que faz parte do Clube das Mais Belas Baías do Mundo. Maria das Dores Meira destacou assim a “multiplicidade de experiências que a baía oferece e que podem ser vividas na cidade e na serra, no estuário do Rio Sado e nas magníficas praias atlânticas ou nos monumentos históricos” de Setúbal e Azeitão.

O almoço servido no Mercado do Livramento – que o USA Today elegeu como um dos melhores mercados de peixe do mundo – serviu também para promover a gastronomia e produtos locais como o peixe, a sardinha assada, o choco frito, os queijos e tortas de Azeitão e os vinhos da Península de Setúbal, dando especial atenção ao moscatel. As artes da renda de bilros e das redes de pesca estiveram também representadas.

A presidente elogiou as tradições e identidade de Setúbal e as “pessoas que, no passado, ajudaram a fazer a nossa cidade mais importante” e as que hoje “mantêm este mesmo espírito e paixão pela sua terra”. “Somos uma cidade de cultura e de culturas, sempre aberta a acolher todos os que a procuram”. “Quem vem a Setúbal uma vez regressa sempre”, garantiu.

Junto dos convidados, as reacções foram positivas, com muitos embaixadores a elogiar o património local – exemplo do Forte de S. Filipe – e a demonstrar vontade de conhecer melhor a cidade e o rio, inclusive levando a família de férias a Setúbal. A ideia da autarquia é, por isso, replicar estas visitas, mas com programas mais alargados e grupos mais pequenos.

Nesta visita participaram embaixadores, cônsules, encarregados de negócios e conselheiros de 44 nações de todo o mundo, nomeadamente da África do Sul, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Bangladesh, Bulgária, Cabo Verde, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Cuba, Egito, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Marrocos, México, Moçambique, Moldávia, Noruega, Palestina, Paraguai, Peru, Polónia, República Checa, República Dominicana, Roménia, Santa Sé, Senegal, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai.

Os embaixadores foram recebidos pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal e respectivos vereadores, bem como por representantes de outras entidades e instituições da região.

 

(Fotografias: CMS)
- Pub -

Queremos saber a sua opinião.