Comemorações dedicadas a Fernando Pessoa arrancam hoje em Alcochete

94
visualizações

Na Biblioteca Municipal, com apresentação de programação, inauguração de exposição e recital de poesia. Actividades vão prolongar-se até 30 de Novembro.

- Pub -

A inauguração de uma exposição e um recital de poesia marcam hoje, 13, o arranque das comemorações alusivas ao 130.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa que o município de Alcochete vai promover, com várias iniciativas, até Novembro próximo. O programa comemorativo é apresentado mais logo, a partir das 18h00, na Biblioteca Municipal.

A sessão de arranque das comemorações engloba também a inauguração da mostra “Nós, os de Orpheu”, da Casa Fernando Pessoa, e o recital de poesia subordinado ao tema “Pessoa, poeta de Orpheu”, apresentado pela Andante Associação Artística.

“Com a participação de vários parceiros culturais, com destaque para a Casa Fernando Pessoa, o município de Alcochete vai destacar através de uma programação vasta e abrangente vários aspectos relacionadas com esta personalidade ímpar que é Fernando Pessoa, assim como com a sua obra literária”, revela a autarquia em nota de Imprensa, realçando algumas das actividades que serão dinamizadas ao longo dos próximos meses.

“Música, teatro, serviço educativo, artes plásticas e documentais são algumas das manifestações artísticas que vão explorar a obra e o poeta dando a conhecer várias dimensões de Fernando Pessoa num programa que pretende chegar a todos os públicos.”

O “lado sonhador [de Fernando Pessoa]”, “o homem poeta”, “os movimentos que o influenciaram”, “a faceta heteronímia e muitos outros aspectos” ligados à vida do autor serão assim explorados durante as comemorações.

“Da Casa Fernando Pessoa, a exposição ‘Nós, os de Orpheu’ que inaugura este programa traça o percurso da revista Orpheu e dos seus protagonistas”, destaca a autarquia, lembrando a concluir: “No início do século XX, um grupo de jovens publicou uma revista, da qual apenas saíram dois números, o número de edições necessárias para gerar polémica e agitar o cenário artístico português adormecido nas linhas estéticas novecentistas. ‘Orpheu, revista e geração, foi o primeiro grito moderno que se deu em Portugal’, na expressão de José Almada Negreiros.”

As comemorações do 130.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa terminam a 30 de Novembro. Pessoa, recorde-se, nasceu a 13 de Junho de 1888 e viria a falecer a 30 de Novembro de 1935.

Comentários

- Pub -