Confederação das colectividades distingue Junta de S. Sebastião

55
visualizações

Nuno Costa, presidente da Junta, recebeu prémio ‘Associativismo na Informação Autárquica’. Igualmente premiado foi ainda Miguel Aleixo, presidente do S. Domingos Futebol Clube. O dirigente desportivo recebeu a medalha ‘Valor e Mérito’.

- Pub -

A Junta de Freguesia de S. Sebastião, Setúbal, foi galardoada pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) com a distinção “Associativismo na Informação Autárquica”. O prémio foi entregue a Nuno Costa, presidente da junta, no passado sábado, em cerimónia realizada no Arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, e que serviu também para celebrar o 94.º aniversário da CPCCRD e o Dia Nacional das Colectividades.

A autarquia foi distinguida pelo empenho na divulgação das actividades do movimento associativo e popular local, após proposta apresentada pelo Grupo Desportivo “Os Amarelos”.

A CPCCRD reconheceu “o bom trabalho efectuado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião no apoio ao associativismo, quer através da publicação do seu boletim regular quer através de outros meios de comunicação”, pode ler-se no texto introdutório de entrega do galardão.

Nuno Costa não escondeu surpresa pela distinção obtida, que, admitiu, acaba por constituir um bom sinal. “De todo o apoio que damos às colectividades, não esperávamos receber esta distinção pela divulgação das suas actividades, mas confirma-nos que é o caminho certo”, disse o presidente da Junta que aceitou, em conjunto com a vogal Ana Bordeira, o galardão em nome do executivo.

O autarca sublinhou também que a valorização das actividades do movimento associativo é feita “de forma natural”, até porque, para a Junta, “as coletcividades são órgãos de poder local e por isso merecem toda a consideração”. Nuno Costa destacou ainda o trabalho “imenso, voluntário e benemérito” dos dirigentes associativos, digno de “uma vénia”, concluiu.

Presidente do S. Domingos recebe medalha de “Valor e Mérito”

Igualmente distinguido pela CPCCRD foi o presidente da direcção do S. Domingos Futebol Clube, Miguel Aleixo, mas com a medalha “Valor e Mérito”, que premeia o “valoroso e produtivo trabalho” realizado em prol do referido clube e da comunidade.

“Costumo dizer que: Trabalho + Trabalho = Evolução. Tem sido muito trabalho e muita devoção ao clube e às pessoas, principalmente às crianças”, disse o dirigente do S. Domingos, que tem apostado forte no futebol de formação e que viu o seu nome ser proposto à CPCCRD pela Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal.

Miguel Aleixo agradeceu depois à CPCCRD, à federação das colectividades de Setúbal, a Ana Bordeira, directora técnica do Centro Comunitário de S. Sebastião, a Nuno Costa, à presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, e ainda a Nuno Soares, membro da direcção de “Os Amarelos”.

O presidente da Junta, que na mesma cerimónia recebeu o diploma “Associativismo na Informação Autárquica”, elogiou a “tenacidade e determinação” de Miguel Aleixo como dirigente associativo, que, considerou, terem sido determinantes para o sucesso do clube nos últimos anos.

À frente do S. Domingos F.C. desde 2012, Miguel Aleixo filiou-se no clube em 1976. Conseguiu,na presidência do clube, que este recuperasse de uma situação difícil e passasse de 87 para 551 filiados. Sob a presidência de Miguel Aleixo, o São Domingos recebeu novas instalações por parte da Câmara Municipal e passou a ter modalidades de futebol, como não tinha há 30 anos, assim como secções de pesca, BTT e futebol de praia sénior. O dirigente é também vice-presidente da Associação de Colectividades do Concelho de Setúbal e vice-presidente da Associação de Acordeonistas de Portugal, integrando ainda o conselho fiscal da Associação de Festas Populares de S. Sebastião.

Câmara de Palmela também foi premiada

A Câmara Municipal de Palmela foi também uma das entidades distinguidas pela CPCCRD na cerimónia de sábado. A edilidade foi galardoada pelo trabalho realizado na área da salvaguarda de arquivos associativos, que lhe valeu a medalha de “Reconhecimento e Homenagem”. Álvaro Amaro, presidente da autarquia, recebeu o prémio.

Comentários

- Pub -