Moradores das Fontainhas e São Domingos aprofundam ligação aos seus bairros através de jogo

0
41
visualizações

Novo jogo de intervenção comunitária permitiu uma interacção entre os habitantes dos bairros de São Domingos e Fontainhas com parceiros internacionais

 

- Pub -

Entre os dias 23 e 27 de maio, o Centro Social Paroquial de São Sebastião, a convite da cooperativa Biovilla, acolheu o projecto GoDeep nos bairros de São Domingos e das Fontainhas. Existente há três anos, o GoDeep Game, criado por parceiros internacionais, trata-se de um jogo de desenvolvimento/animação comunitária, que permite que qualquer conjunto de pessoas crie uma dinâmica, em que os habitantes de um determinado bairro se juntam e experimentam coisas para “entrar mais fundo” nos temas mais vivos no interior da comunidade.

Em declarações ao DIÁRIO DA REGIÃO, André Vizinho, animador e organizador do jogo explicou que “o projecto se assemelha a um jogo de cartas. É como se fosse uma estação de metro, com seis linhas. Cada uma delas é um dos temas que pode estar vivo na comunidade. A comunidade vai aprofundar, isto é, (go deep), ´entrar fundo’ num dos temas e vai crescer individualmente e em grupo”.

O grande objectivo do jogo, que chega pela primeira vez a Portugal e, mais especificamente ao concelho de Setúbal é perceber o seu impacto no local onde está a ser jogado. “Nós estamos a fazer um estudo de impacto do jogo, através de entrevistas e inquéritos sobre como isto está a mudar a vida das pessoas e muitas das mudanças que acontecem são na vida individual das pessoas”, adiantou André Vizinho. Nesta primeira edição, os participantes trabalharam três temas: o poder, a união e a criatividade do bairro de São Sebastião.

Com o apoio do Centro Comunitário de São Sebastião, cerca de 18 parceiros da Holanda, Grécia, Itália e Espanha viveram cinco dias, onde aprenderam a jogar com as pessoas do bairro, de forma a levaram a dinâmica do jogo para outras partes do mundo.

Já Ana Bordeira, responsável pelo projecto GoDeep salientou que “está a ser uma experiência fantástica. Deixa-nos muitos desafios e agora sentimos a responsabilidade de continuar o que aqui se semeou. Agradecemos profundamente o convite, porque nos vai permitir aprofundar o conhecimento que temos da comunidade”.

O jogo decorreu entre as 9h e as 18h nos claustros do Palácio Fryxell, pertença do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). De acordo com o site oficial, o GoDeep in Education visa a implementação de uma metodologia de intervenção comunitária, sendo que ao longo das várias fases do jogo foi dada formação a futuros facilitadores do instrumento.

- Pub -

Queremos a sua opinião!