Dia B vai contar com cerca de 8000 participantes

73
visualizações

O Dia B, do Barreiro, volta a atingir a marca dos 8000 voluntários. Entre os dias 25 e 26 de Maio são mais de uma centena as acções que vão encher ruas, escolas, instituições sociais e colectividades de todo o concelho, com a colaboração dos vários serviços da Câmara Municipal e Uniões/Juntas de Freguesia e com o apoio de várias empresas locais.

- Pub -

Este ano vai nascer um pomar pedagógico, no Parque da Cidade, e o pomar comunitário do Bairro 25 de Abril será alvo de manutenção por crianças e graúdos, acção que espelha o encontro de gerações constante nesta iniciativa, que este ano tem como tema “Uma Cidade a Pulsar”.

As comunidades educativas da Escola Quinta Nova da Telha e do Colégio Minerva juntam-se com a Associação NÓS e com a Casa dos Rapazes para plantar várias árvores de fruto com o compromisso de cuidar do pomar durante todo o ano. A eles juntam-se os Fuzileiros para reparações de alguns muros nas zonas circundantes.

Os alunos da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça dedicarão parte do seu tempo às crianças e jovens do Centro de Acolhimento “O Palhacinho” e o Instituto dos Ferroviários. Participarão, também, na pintura do Centro Social de Santo António e na preparação do mural que irá acontecer no Pateo Albers.

As Escolas Álvaro Velho, Augusto Cabrita e Santo António recebem murais artísticos de arte urbana, entre muitos outros projectos que vão decorrer nos seus pátios com o envolvimento de milhares de alunos.

O Agrupamento de Escolas de Santo André decidiu “abraçar” as árvores da Escola Telha Nova 1 com “explosão de lãs que prometem dar cor ao recreio”. A este projecto juntam-se utentes da Persona, associadas da AMPM, alunos, avós, pais e amigos. Aqui também se vão realizar pinturas de azulejos e murais.

As associações de pais aceitaram o desafio e, também eles, estarão presentes no Dia B com projectos próprios, exemplo disso vão ser as Associações de Pais das Escolas Básicas da Vila Chã, Santo António e Álvaro Velho.

A animar os alunos do 1º ciclo está a realização dos seus projectos, que se focam, essencialmente, na pintura de jogos tradicionais e murais, ou a criação de hortas pedagógicas.

No dia 26, o concelho ficará marcado com vários murais que prometem alargar o circuito de arte urbana, bem como com a revitalização das sedes do Movimento Associativo, a limpeza de praias, e outros locais, com o potencial de se tornarem novos espaços verdes.

Estas são algumas das instituições que se inscreveram na plataforma do Dia B, além dos inúmeros munícipes e visitantes que vão integrar os vários grupos de participantes, que vão colocar a cidade a pulsar: Centro Social de Santo António da Charneca; Catica; NÓS; Clube de Fotógrafos do Barreiro; Escola Conde Ferreira; Colectivo de Arte Urbana da ADAO; SIRB “Os Penicheiros”; SFAL; Escuteiros 1011 Lavradio; Cercimb; Escuteiros 1180 Sta Cruz; Centro Sociocultural do Bairro da Liberdade; Penalvense; UD de Vila Chã; Chinquilho Sempre Fixe; Comissão de Moradores do Alto do Seixalinho; 31 de Janeiro “Os Celtas”; Grupo Desportivo Estrelas Areenses, URCD de Coina; Proprietários do edifício na Rua dos Combatentes da Grande

Guerra; ADC Gasoline; Grupo informal da Horta Comunitária; Clube Naval; Clube de Pesca Desportiva Copacabana; Espaço L; Grupo dinamizador da Quinta da Areia; Escuteiros 74 Santa Maria; Escuteiros 927 Santo André; Escuteiros 586 Palhais e “Os Leças”.

Os murais contarão com os artistas: Tota, Grow Art, Miguel Amado, Luís Felix, Another, Amy Hugh, Rita Ferro, Jonathan Namur, João Fernandes, Filipe Oliveira, Adilson, Iuri Coelho e Pipa.

Adhesive Design, ADP – Fertilizantes, AKI, EGEO, CP, Fórum Barreiro, Marcontin, McDonald’s, Montana Lisboa, Opticalia Santamaria, Padaria André, Pastelaria Moderna, Pingo Doce, Retail Planet, Soflusa, Sotkon Portugal – Sistemas de Resíduos, S.A., TCB, Rostos e Notícias de Cá e de Lá são os parceiros deste projecto.

Comentários

- Pub -