É falta de educação não responder às perguntas ou não cumprir o que se promete

0
23
visualizações

Parabéns à Escola Secundária da Baixa da Banheira pelo excelente trabalho que ali se tem feito ao longo de 40 anos.
Uma Escola que tanto deu e dá à comunidade. Uma Escola mal tratada, tão mal tratada…
Se houvesse um ranking dos afectos, esta Escola estaria nos primeiros lugares.
Se houvesse um ranking da dedicação, sem sombra de dúvida de que os profissionais que lá trabalham seriam reconhecidos como dos melhores.
Mas infelizmente não é assim …
Em 40 anos de existência aconteceram muitas coisas boas, mas também muitas coisas más. Nos idos anos 80, o Professor Cavaco Silva enquanto primeiro-ministro, prometeu fazer ali um Pavilhão Desportivo. Reconhecia a necessidade e o potencial dos jovens da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira. Reconheceu que as Escolas Secundárias deveriam estar apetrechadas de pavilhões desportivos, quer para formar a comunidade escolar, quer para estar ao serviço das colectividades e instituições da Vila da Baixa da Banheira. Potencial que mais tarde se expressou em vários títulos nacionais e internacionais. Demos campeões a Portugal, demos atletas olímpicos e não lhe soubemos dar condições …
Com a promessa no horizonte e com o desfilar de vários governos, esta promessa nunca foi cumprida da parte de quem a poderia cumprir.
Mais tarde, a Câmara Municipal da Moita cedeu um terreno ao Ministério da Educação para a construção do tão prometido Pavilhão Gimnodesportivo. O Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes” propuseram a construção deste equipamento por várias vezes em sede de PIDDAC. Em 2001, finalmente o projecto é aceite e aprovado e estabelece-se um acordo entre o governo e a Câmara Municipal da Moita para a construção deste pavilhão … infelizmente não foi construído.
De promessa em promessa e o terreno continua vazio. As esperanças de centenas de jovens e crianças, alguns hoje são adultos e já têm netos, esfumaçaram-se perante a ingratidão de quem poderia decidir.
Em 40 anos, não se construiu um Pavilhão Desportivo na Escola Secundária que serviu dezenas de milhar de alunos! Em 40 anos, os alunos que estudaram naquela escola não tiveram as condições necessárias para praticar desporto, para aprender desporto. Em 40 anos e por falta de cumprimento da palavra dada, a Escola Secundária não teve condições para oferecer um curso de desporto à comunidade.
Hoje, e todos os dias, sentimos a necessidade do Pavilhão Desportivo, ora porque as meninas que praticam patinagem não têm condições de o fazer na Vila da Baixa da Banheira, ora porque não temos equipas de hóquei, vólei, basquetebol, ora porque as equipas de futsal não têm as condições necessárias para essa prática (ou melhor, têm, mas são reduzidas ou diminutas).
Hoje e apesar de termos ganho um Quinas de Ouro, de o país nos ter reconhecido como um exemplo para o desporto nacional, continuamos com as mesmas dificuldades que sentimos desde que esta Escola se construiu …
Merecemos muito melhor e merecemos respeito. Mais do rankings de escolas, merecemos que o Ministério da Educação trabalhe para que todos os alunos, professores e restantes profissionais da educação, tenham as mesmas condições neste país.
É altura de dizer obrigado! É altura de manifestar o meu compromisso de continuar a lutar por esta Escola, que também é minha, porque lá estudei e sempre a defendi. Porque sei o que acontecia quando chovia e tínhamos aula de educação física. Porque conheço as pessoas …
Há pouco tempo atrás fiz novamente a pergunta ao Ministro da Educação, o Sr. Tiago Brandão Rodrigues, que me prometeu que iria estudar o assunto … Mas já passaram 2 anos e não tive qualquer resposta, ou melhor, não temos qualquer resposta.
O Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes” tornaram a perguntar … a resposta não veio.
Queremos respostas, mas respostas que respondam aos nossos problemas.
A politica de educação e a politica para a juventude definida pelo governo falhou na nossa terra e é falta de educação não responder às perguntas ou não cumprir o que se promete.
Parabéns minha querida Escola Secundária da Baixa da Banheira, continuarei, continuaremos, a lutar por ti!

- Pub -

Queremos saber a sua opinião.