Autarquia lança o desafio à população de se associar às duas corporações de bombeiros do Barreiro

0
101
visualizações

Ao final da tarde desta terça-feira, no Parque da Cidade, foi apresentado o programa das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, agendado para o próximo dia 19. O presidente da Câmara Municipal, Frederico Rosa, aproveitou a ocasião para lançar um desafio: “levar a população a associar-se às duas corporações de bombeiros do concelho”.

- Pub -

“A taxa de população associada nas duas corporações é relativamente baixa em comparação a outras cidades. É preciso levar mais pessoas a serem sócias dos bombeiros”, afirmou o autarca, salientando que “não nos podemos lembrar dos bombeiros só quando ocorre alguma tragédia”.

José Figueiredo, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, referiu a importância das comemorações deste dia, como um “dia dedicados aos bombeiros, que estão 365 dias do ano disponíveis, 24 horas por dia” e como um dia que contribui para ligar as corporações à população.

Já Acácio Coelho, Comandante dos Bombeiros Sul e Sueste, sublinhou que existe da parte da população um “grande carinho” pelos seus bombeiros e destacou a importância deste dia como uma forma de sensibilizar os mais novos para os problemas da protecção civil, uma vez que eles têm de ser a base de toda a cultura da protecção civil.

Na apresentação do programa, Frederico Rosa aproveitou para recordar o aumento de verbas atribuídas pela Câmara Municipal às duas corporações no início do seu mandato, que rondou os 137 mil euros, e colocou a possibilidade da Câmara colaborar com os bombeiros de outras formas.

“Sabemos que a verba transferida é importante, mas sabemos que não é suficiente. Ainda nada está decidido, mas incluir o pagamento dos seguros das viaturas dos bombeiros no pacote de seguros municipais podia ser uma opção. Neste momento, as hipóteses onde podemos intervir estão a ser estudadas e está a ser alargada a área dos pontos de contactos de colaboração”, revelou o autarca.

Antes do fim da iniciativa, José Figueiredo, dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, alertou também para as dificuldades de captação de jovens voluntários e para as dificuldades que existem na manutenção da frota operacional.

“As nossas ambulâncias registam cerca de 600 saídas mensais e a grande utilização dá origem a elevados custos de manutenção, nomeadamente das ambulâncias”, disse.

É de referir que, os Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública contam, actualmente, com 105 membros. Já os Bombeiros Sul e Sueste têm cerca de 100/104 voluntários.

Programa – Dia Municipal do Bombeiro

De 14 a 16 de Maio – Exercícios de evacuação em escolas do concelho

De 17 a 18 de Maio – Iniciativa “Quartel Aberto”: Visita da Comunidade Escolar aos Quartéis

Dia 19 de Maio – Dia Municipal do Bombeiro

09h30 – Hastear das Bandeiras: Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública

10h00 – Hastear das Bandeiras: Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste

11h30 – Desfile motorizado e apeado das forças, no Largo do Mercado 1º de Maio

- Pub -

Queremos a sua opinião!