Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo com recorde de inscrições

111
visualizações

Este ano foram mais de 400 os romeiros inscritos. Autarcas Rui Garcia e Bengalinha Pinto destacam maior evento equestre nacional de género popular e religioso

- Pub -

A XVIII edição da Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo teve um recorde de inscrições, revelaram os autarcas dos dois concelhos, no ultimo dia do evento, no passado fim-de-semana, no Santuário de Nossa Senhora d’Aires, no Alentejo.

Tivemos mais de 400 romeiros inscritos”, disse Bengalinha Pinto, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, ao DIÁRIO DA REGIÃO. O autarca sublinhou que além dos inscritos, a romaria conta com a participação de muitas mais pessoas, uma vez que o acompanhamento das etapas de partida e de chegada são gratuitas e atraem muitos participantes além dos inscritos.

Segundo o autarca alentejano, à chegada, o cortejo de romeiros atinge o dobro dos inscritos.

Temos melhorado gradualmente a qualidade mas também a qualidade” do certame, diz Bengalinha Pinto.

Para Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, a romaria é “o maior evento equestre desta natureza que se realiza no nosso país” e constitui “um espectáculo magnifico” tanto à partida como à chegada. O autarca destaca o valor do evento para a promoção dos territórios e tradições locais e a sua capacidade para facilitar a “aproximação das pessoas e a ligação entre estas duas regiões tão bonitas” de Portugal.

A Romaria a cavalo partiu da Moita na quarta-feira, dia 25 de Abril, após a tradicional bênção da imagem de Nossa senhora da Boa Viagem, junto à igreja paroquial, e chegou a Viana do Alentejo na tarde do dia 28, sábado.

A viagem, que passa por diversas localidades, inclui pernoitas em Poceirão, Casebres e Alcaçovas.

A ultima noite, com festa, é passada no Santuário de Nossa senhora d’Aires, em Viana do Alentejo. Este ano a chuva e o frio que se fizeram sentir à noite prejudicaram um pouco animação.

Comentários

- Pub -