Autarquia do Barreiro e Baía do Tejo unem-se para promover o empreendedorismo jovem

0
89
visualizações

A Câmara Municipal do Barreiro e a Baía do Tejo uniram-se no lançamento de um Programa de Empreendedorismo Jovem e do Prémio Alfredo da Silva. Numa sessão que marcou o início da iniciativa, com a formalização da parceria, foram apresentados os motivos que vão contribuir, conforme referiu o presidente da Câmara, para criar no Barreiro um “ecossistema” para acolher projectos.

- Pub -

“Mais importante do que criar empresas é criar projectos. É fundamental que o Barreiro tenha capacidade de atracção, que os cidadãos possam ver este concelho como uma possibilidade. O empreendedorismo não é, de todo, a criação de empresas, é uma competência, a capacidade que temos de resolver problemas”, disse o presidente do município, Frederico Rosa.

Por sua vez, o vereador responsável pelo pelouro da juventude, Bruno Vitorino, defendeu que o “empreendedorismo é uma área que pode contribuir para a dinamização da economia” e destacou a importância de os jovens olharem para ela como “uma possibilidade de futuro”.

Pelo lado da Baía do Tejo, o presidente do Conselho de Administração, Jacinto Pereira, referiu que este “projecto tem tudo que ver com aquilo que tem sido a estratégia do Parque Empresarial” até aqui.

Na iniciativa, que decorreu no Auditório do Museu Industrial da Baía do Tejo, Jacinto Pereira sublinhou aspectos que, na sua opinião, tomam particular importância com a promoção deste Programa/Prémio: as “pontes” entre o desenvolvimento económico e a educação; e entre o desenvolvimento económico e a história, recordando Alfredo da Silva como “um dos maiores empreendedores que o país já viu”.

O Programa Empreendedorismo Jovem e o Prémio Alfredo da Silva são duas realidades a iniciar no próximo ano lectivo. Neste primeiro ano, o programa estará reservado a jovens estudantes do Ensino Secundário do Barreiro e terá duas fases: a primeira, de formação para o empreendedorismo e apoio aos projectos e, a segunda, que compreende o Concurso de Ideias para apurar o vencedor final.

Durante a sessão foi assinado pelos presidentes da Câmara Municipal e da Baía do Tejo um Acordo de Vontades, que formaliza a parceria entre as duas entidades.

- Pub -

Queremos a sua opinião!