Praias da Arrábida entre as 10 melhores de Portugal, diz jornal britânico

0
296
visualizações

Uma das praias da Serra da Arrábida e o próprio Parque Natural da Arrábida foram eleitos pelo jornal britânico “The Mirror” duas das “melhores praias de Portugal”, uma seleção que inclui dez areais do Algarve até Lisboa. Saiba aqui qual foi a praia de Setúbal destacada.

 

- Pub -

O jornal britânico “The Mirror” elaborou um ranking com aquelas que considerou as “10 melhores praias em Portugal do Algarve a Lisboa que vai querer marcar para as suas próximas férias” e a praia de Galapos e o Parque Natural da Arrábida, em Setúbal, são duas das contempladas.

No artigo, que tece elogios a “bonitas praias no Algarve até paraísos tranquilos próximos de Lisboa”, o jornal coloca o Parque Natural da Arrábida em quinto lugar – à frente da praia do Guincho em Cascais e das praias da Rocha e do Barril, no Algarve, por exemplo – e a praia de Galapos em décimo.

O Parque Natural da Arrábida é comparado a uma “ilha tropical”. “Afinal de contas, ostenta areias brancas imaculadas, águas azuis profundas, penhascos escarpados e paisagens verdejantes”, descreve o jornal, ilustrando o texto com uma imagem da famosa rampa de madeira utilizada por paraquedistas na serra. Andar a cavalo, percorrer trilhos a pé e tirar fotografias em sítios com “vistas espetaculares” são algumas das atividades recomendadas.

A “pequena”  praia de Galapos surge em décimo lugar na lista, mas nem por isso tem menos elogios. Escreve o “The Mirror” que as suas areias são “douradas”  e as águas de azul “cristalino” que permite ver o fundo do mar. O artigo alerta, contudo, que por ser muito procurada fica bastante ocupada durante o verão, e como tal aconselha os leitores a “utilizar o serviço de transporte local para ir e voltar da praia”. “Tentar encontrar um lugar de estacionamento em qualquer lugar nas proximidades pode transformar-se num esforço stressante”, termina o jornal.

Vale a pena lembrar que o trânsito automóvel nas praias entre a Figueirinha e o Creiro estará interdito este ano (excepto a moradores, comerciantes, motas e veículos autorizados), a partir do dia 01 de Junho, uma medida tomada pela autarquia sadina para controlar o caos do trânsito e estacionamento que se verifica na Serra da Arrábida durante o verão. Para permitir e facilitar o acesso das pessoas às praias haverá um serviço de transporte público, cujos moldes de funcionamento ainda estão por anunciar.

A lista completa do “The Mirror”, que pode ser consultada aqui, inclui as praias da Falésia (Algarve), da Marinha (Carvoeiro), de Miramar (Porto), de Benagil (Algarve), do Guinho (Cascais), da Cresmina (Cascais) e da Rocha (Algarve). Na Arrábida, a praia de Galapinhos recebeu o ano passado o prémio de Praia Mais Bonita da Europa, uma escolha dos utilizadores do site de viagens e turismo “European Best Destinations”.

- Pub -