Laboratório de Aprendizagem nasce no Centro Cívico do Esteval

0
117
visualizações

Câmara aposta em novo projecto na área da educação. Modelo inovador de sala de aula é inaugurado no próximo dia 12 e será dinamizado pelos docentes das escolas do município

- Pub -

A Câmara Municipal do Montijo vai inaugurar, no próximo dia 12, pelas 14h30, no Centro Cívico do Esteval, um novo projecto educativo. Trata-se do Laboratório de Aprendizagem do Montijo que, segundo a autarquia, assenta num “modelo holístico e inovador da sala de aula” a ser dinamizado pelos professores das escolas do município.

“Com recurso a meios tecnológicos inovadores e de qualidade, o Laboratório de Aprendizagem oferece um ambiente educativo pedagogicamente aliciante, permitindo estabelecer a ponte entre o quotidiano dos alunos e as práticas educativas, com o objectivo de mobilizar conhecimentos e promover o desenvolvimento de competências essenciais à vida profissional e pessoal dos jovens”, explica a edilidade.

O novo espaço contemplará “cinco zonas, de acordo com o modelo da Future Classroom Lab da European Schoolnet, situada em Bruxelas”, salienta o município, adiantando que, após a inauguração, o Laboratório de Aprendizagem “ficará disponível para as escolas dos vários níveis de ensino do município, mediante marcação prévia, para dinamização de aulas e outras iniciativas com os alunos”. O equipamento será também utilizado pela Câmara “para promover semanas temáticas” ou até mesmo usado “para dinamização de actividades com as famílias e a comunidade, em articulação com as Associações de Pais e Encarregados de Educação”.

As zonas que integram o espaço são: Zona Apresentar (de apresentação do problema inicial bem como do resultado obtido após o trabalho sobre o mesmo); Zona Investigar (onde será feita a investigação necessária para a resolução do problema proposto); e Zona Criar (onde será possível criar uma apresentação dos resultados obtidos, nomeadamente recorrendo à edição de vídeo e a diverso equipamento multimédia). A estas juntam-se ainda a Zona Interagir (onde poderá ser feita investigação e criação do produto final a apresentar; poderão ainda ser feitos inquéritos de resposta automática, quer para a modalidade de ‘brainstorming’ quer para responder a perguntas de opinião ou a pequenos inquéritos de avaliação da actividade) e a Zona Desenvolver (onde os alunos podem fazer pesquisas e reuniões de grupo para discussão de estratégias de abordagem ao problema ou de comunicação dos resultados).

Integrado no Projecto CRIA

O Laboratório de Aprendizagem do Montijo, explica ainda a autarquia, “é uma das sete actividades integradas no Projecto CRIA – Centro de Recursos para a Infância e Adolescência, que a Câmara Municipal do Montijo candidatou com sucesso ao POR Lisboa 2020 (medida 10.1, tipologia de operação 66.01 – Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar)”.

As referidas actividades “convergem com o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Educativo” e visam “minimizar as assimetrias territoriais, sócio-económicas e culturais do município”. Outro objectivo é o de promover a igualdade de oportunidades aos alunos, mediante “acções de diagnóstico precoce e apoio multidisciplinar e de promoção do conhecimento científico, tecnológico e empreendedor, envolvendo as famílias na escola e contribuindo para práticas colaborativas e pedagogias diferenciadas e inovadoras”.

- Pub -

Queremos a sua opinião!