Festas de Corroios apresentadas com homenagem a Xutos

196
visualizações

Uma escultura da banda e o seu nome atribuído ao anfiteatro das festividades. Público encheu recinto. Autarcas salientam promoção da cultura

- Pub -

O anfiteatro das Festas Populares de Corroios passou a denominar-se “Xutos & Pontapés”, numa homenagem à consagrada banda portuguesa, no dia em que foi apresentada a programação das festividades de 2018. O Pavilhão Multiusos do Parque Urbano da Quinta da Marialva encheu-se para acolher a cerimónia da apresentação oficial das Festas de Corroios e, ao mesmo tempo, distinguir aos Xutos & Pontapés, banda que desde sempre aceitou participar nas festividades e que mereceu ainda uma sua escultura no anfiteatro que agora ganhou a sua própria designação.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, e Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios, fizeram as honras da casa, realçando a aposta realizada quer pelo município quer pelas associações na promoção da cultura. A recente distinção atribuída pela Sociedade Portuguesa de Autores ao município do Seixal, com o prémio de “Melhor Programação Cultural Autárquica”, foi um exemplo salientado pelos autarcas.

No que toca à próxima edição das Festas de Corroios, Joaquim Santos não poupou elogios ao executivo da junta de freguesia bem como a todos os que contribuem para que as referidas festividades sejam hoje “um dos maiores eventos culturais a sul do País”.

O presidente da Câmara debruçou-se depois sobre a banda homenageada, os Xutos & Pontapés, fazendo notar a importância do grupo junto dos jovens. “A cultura do nosso País precisa dos Xutos e por isso vamos homenageá-los”, observou.

Palavras registadas com satisfação pelos elementos da banda, que não esconderam emoção pela homenagem prestada. “Espero que todos reconheçam a importância de ter um recinto como este”, no qual se apresenta “o que de melhor se faz no País”, disse Tim, em nome do grupo.

Antes mesmo da apresentação do programa musical das próximas Festas de Corroios, Eduardo Rosa agradeceu ao movimento associativo, tecido empresarial, parcerios, comissão de festas e executivo da junta, assim como à Câmara Municipal. Realçou o objectivo da junta em servir as populações, muitas vezes “fazendo muito com pouco”.

Depois de apresentada a programação, o público presente acompanhou os Xutos & Pontapés ao local onde ficou a escultura da banda, no anfiteatro que a partir de agora passou a designar-se Anfiteatro Xutos & Pontapés.

A ocasião foi ainda abrilhantada por uma actuação das crianças da Escola Básica de Santa Marta de Corroios e do Jardim-de Infância de Vale de Milhaços.

 

Xutos, Tiago Bettencourt e João Pedro Pais na programação

Xutos & Pontapés, como não poderia deixar de ser, Tiago Bettencourt, João Pedro Pais, Mariza e Resistência são algumas das atracções principais da programação musical das Festas de Corroios este ano. A estes juntam-se ainda Ramp, o Festival de Folclore, Peña Kalimotxo, Abba (banda portuguesa de tributo) e Matias Damásio.

Comentários

- Pub -