Setúbal instala mais de 1.000 iluminárias com tecnologia LED na cidade

142
visualizações

Sistema inovador, a instalar no centro histórico, jardins e bairros da cidade, é controlado por rede interactiva que permite apagar, acender e regular intensidade da luz

 

- Pub -

A Câmara Municipal de Setúbal vai instalar 1.116 novas iluminárias com tecnologia LED em vários locais do concelho, representando um investimento global superior a 345 mil euros.

A nova iluminação vai ser instalada no centro histórico da cidade de Setúbal, em zonas verdes e em diversos bairros.

De acordo com um comunicado enviado pela câmara, “as mais de mil novas luminárias com tecnologia LED são as primeiras a instalar no concelho com rede interativa OWLET – IOT, sistema de controlo por telegestão que permite reduzir ou aumentar fluxos luminosos, apagar e acender a luminária, bem como receber informações sobre eventuais anomalias”.

As novas luminárias vêm substituir os “antigos equipamentos com lâmpadas em vapor de sódio no centro histórico da cidade de Setúbal”, e, segundo o município, traduzem-se numa redução de 72% na fatura paga nesses espaços.

“Além de contribuir para o reforço da iluminação e a consequente melhoria das condições de segurança e circulação dos cidadãos, este investimento representa uma poupança anual de 67.735,85 euros”, acrescenta a mesma nota.

A instalação dos equipamentos, “a acontecer em breve”, conta “com um apoio financeiro, a fundo perdido, de 159.045,31 euros, concedido pela EDP Distribuição, no âmbito do PPEC – Plano para a Promoção da Eficiência no Consumo, no eixo Iluminação Pública com Led’s”.

O município de Setúbal estima que o período de retorno do esforço financeiro realizado seja de 2,7 anos.

Os equipamentos deverão durar cerca de 10 anos e o investimento enquadra-se “na estratégia de sustentabilidade ambiental do concelho, com a redução das emissões de dióxido de carbono”, lê-se no comunicado.

Lusa

Comentários

- Pub -