Utentes lançam petição pública a exigir melhores condições de saúde na Charneca de Caparica

0
177
visualizações

A Comissão de Utentes de Saúde da Charneca de Caparica (CUSCC) lançou uma petição pública na Internet a exigir melhores condições no Centro de Saúde local. A petição, que ontem contava com a adesão de cerca de 70 pessoas, é dirigida ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, apresentando várias reivindicações.

- Pub -

“Os abaixo-assinados, quer residentes na União de Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda, concelho de Almada, quer utentes do Centro de Saúde da Vila da Charneca de Caparica, localizado na Rua Henrique Santana 12, Palhais, 2820-225 Charneca de Caparica, solicitam a Vossa Exa., e às duas USF’s (Charneca do Sol e Nova Caparica) que passem urgentemente a funcionar de modo a atender às reais necessidades da população local, que tem vindo a crescer a olhos vistos”, pode ler-se no texto, que enumera de seguida as necessidades sentidas pelos utentes.

A CUSCC reivindica, assim, ´”médico de família para cada um dos utentes, pois, apesar de se tratar de USF’s, existem alguns milhares sem médico de família” e “consultas atempadas para todos os utentes”.

No terceiro ponto, a CUSCC reclama a “simplificação/agilização do processo de marcação de consultas via net, e especialmente por telefone”. Segundo os utentes, “desde há bastantes meses [que] é praticamente impossível contactar o Centro de Saúde via telefone”. Além disso, lembram, que a faixa da população da Charneca – aquela “que mais carece de cuidados do SNS” –, “está muito envelhecida para formar fila de madrugada e chegar ao fim sem direito a consulta por “falta de agenda”.

O alargamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde até às 20h00, “com um período de atendimento para situações de urgência/agudas (à semelhança do que acontecia até há poucos anos), o atendimento eficiente por parte dos serviços administrativos e o alargamento do número de USF’s de duas para três”, são outras três reivindicações da CUSCC no documento apresentado em http://peticaopublica.com/pview.aspx pi=PT88259&fb_action_ids=10211148150325904&fb_action_types=og.comments.

- Pub -

Queremos saber a sua opinião.