SETÚBAL: Bairro Santos Nicolau ganha Rainha das Matrafonas

0
129
visualizações

Primeira edição da iniciativa, promovida pelo Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau, é para continuar até se tornar tradição

- Pub -

A criação da primeira edição da Rainha das Matrafonas marcou, no passado dia 11, as comemorações do Carnaval promovidas pelo Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau, que contaram ainda com o tradicional jogo de futebol “Matrafonas Intercolectividades”. A personagem “Maria Leal” foi coroada Rainha das Matrafonas, ao passo que a figura da noiva “Juju” foi eleita dama de honor.

O júri totalmente feminino, do qual fez parte Maria José Namorado, vogal da Junta de Freguesia de S. Sebastião, elegeu as duas figuras após a realização de um baile animado pelo Duo Ricardo & Jorge – a rainha recebeu como prémio uma grade de minis e a dama de honor teve de se contentar com uma garrafa de moscatel. No final, ficou a promessa de fazer crescer a iniciativa.

“Para o ano queremos fazer novamente este concurso, para criar um hábito e uma tradição”, assumiu João Praia, apresentador do concurso e candidato à vice-presidência da colestividade que irá a votos ainda este mês. A promoção de actividades por parte da colectividade é, porém, para reforçar, conforme reconheceu o conhecido cenógrafo das Marchas Populares de Setúbal, apontando à implementação de novas ideias e iniciativas.

“Além do Carnaval e das Marchas, vamos comemorar o mês da Liberdade, em Abril, com uma noite de fados e vamos criar um grupo de teatro que para o ano fará uma Cegada de Carnaval”, desvendou.
Em Junho, o Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau comemora 25 anos de vida e para assinalar a data tem prevista uma exposição, na sua sede, alusiva às actividades que a colectividade tem vindo a realizar desde 1993.

“Temos de animar o bairro e as pessoas têm de acompanhar mais a vida do bairro e da colectividade”, comentou João Praia, apelando aos setubalenses para que “visitem o bairro Santos Nicolau, que tem muita história, tradição, cheiro a maresia e uma vista magnífica para o rio Sado”.

‘Futebolada’ e desfile

Antes do baile e da eleição da Rainha das Matrafonas, a colectividade reavivou a tradição da realização do habitual jogo de futebol “Matrafonas Intercoletividades”, que decorreu no Campo de Futebol dos Ídolos da Praça. Frente a frente estiveram o Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau (NABSN) e o Núcleo Recreativo de Desportivo Ídolos da Praça, numa animada “jogatana” matinal que viria a culminar com um almoço entre os participantes.

“Foi um espetáculo interessante”, considerou o presidente da Assembleia Geral do Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau, afirmando que a colectividade não quer deixar morrer a tradição “que já existe há muitos anos”.

Houve ainda um desfile de Carnaval pelas ruas do bairro, que antecedeu a realização do baile e eleição da Rainha das Matrafonas. Ao som do Grupo de Percussão da APPACDM, matrafonas e foliões desfilaram pelas ruas Dr. António Rodrigues da Costa; Rodrigo Ferreira da Costa; D. Pedro Fernandes Sardinha e Estevão Liz Velho, onde pararam, frente à sede do Grupo Desportivo Os Amarelos, regressando depois à sede do Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau.

- Pub -

Queremos saber a sua opinião.