Setúbal vai brincar ao Carnaval durante sete dias

0
805
visualizações
1.200 crianças na baixa de Setúbal

Inúmeras actividades prometem animar o concelho entre 8 e 14 de Fevereiro. Diversão e cor garantidas nas celebrações do Entrudo. Desde cegada pelas ruas, passando por vários espectáculos de entretenimento para os mais novos, até aos desfiles das escolas e aos tradicionais bailes

- Pub -

Desfiles infantis, espectáculos de palco e animações de rua, entre outras actividades a decorrer em todo o concelho, integram o programa de comemorações do Carnaval entre 8 e 14 de Fevereiro em Setúbal.

A cegada “De Faca e Alguidar”, organizada pela ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal – marca o arranque das celebrações do Entrudo. A iniciativa está agendada para as 21h30 de 8 de Fevereiro e “recupera uma das mais antigas tradições carnavalescas, de sátira de temas relacionados com a actualidade”, explica a Câmara Municipal. Neste primeiro dia, a cegada percorrerá as ruas da freguesia de São Sebastião, com início defronte da sede da junta e fim na sede do Grupo Desportivo Independente. E estará de regresso no dia 10, pelas 16h00, na Praça de Bocage, desta feita “com um espectáculo teatral cómico, acompanhado à viola e à guitarra e com personagens caracterizadas a cantar amores, vitórias, conquistas, infortúnios e calamidades da sociedade”.

Os tradicionais desfiles da comunidade educativa de Setúbal e Azeitão realizam-se no dia 9. Segundo a autarquia, cerca de duas mil crianças dos jardins-de-infância e das escolas do ensino básico são esperadas no desfile”, que começa às 10h00 e acaba na Praça de Bocage, com passagem pela Avenida Luísa Todi e ruas da Baixa comercial. No final, serão anunciados os três primeiros classificados de um concurso de máscaras, “avaliados segundo critérios de originalidade, criatividade e reaproveitamento de materiais, entre outros”.

À mesma hora, em Azeitão, o Carnaval sairá à rua no desfile das escolas e dos infantários de Vila Nogueira e, às 14h30, a folia percorrerá as ruas de Brejos de Azeitão.

No dia 10, além da cegada na Praça de Bocage, haverá música e bailes na União Desportiva e Recreativa das Pontes, às 21h00, e no Grupo Desportivo Independente, às 21h30.

Domingo será dia de maior folia

“O domingo de Carnaval, a 11 de Fevereiro, é um dos dias de maior folia um pouco por todo o concelho, com momentos divertidos a pensar na participação das famílias, animados por música, espectáculos infantis e apontamentos teatrais, além de muitas surpresas”, revela a autarquia.

Entre as 14h00 e as 17h30, na Praça de Bocage, os mais novos vão contar com momentos divertidos proporcionados pelas mascotes Mickey e Minnie, que vão também oferecer balões gigantes. Às 16h00, está previsto um espectáculo de palco com a apresentação e boas-vindas do Mágico Banan e música ao vivo com as “Novas Canções do Banana”. “O passatempo ‘As Vozes Mágicas’, com a participação dos divertidos bonecos ‘Os Super Amigos’, é outro momento alto do espextáculo que, no final, convida as crianças a fazer as despedidas com música e dança no palco”, destaca a autarquia.

Ao longo de domingo, paralelamente, decorrem várias actividades um pouco por todo o concelho, organizadas pelas juntas de freguesia e movimento associativo. Às 11h00, o jogo de futebol “Matrafonas Intercolectividades” promete arrancar gargalhadas no Campo de Jogos Manuel Alves, dos Ídolos da Praça, numa iniciativa organizada pelo Grupo Desportivo Amarelos, pelo Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça e pela APPACDM de Setúbal. À mesma hora, realiza-se a oficina de teatro “O Carnaval vem ao Teatro”, dirigida a crianças dos 4 aos 6 anos, no Ateneu Setubalense. A iniciativa, organizada pelo TOMA – Teatro Oficina Manel Bola e conduzida por Lúcia Rodrigues, tem inscrições a decorrer, com o custo de dez euros, pelo endereço [email protected].

Às 15h00, tem início o desfile e concurso de matrafonas do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com partida da sede da instituição. À mesma hora, decorre o desfile Foliões do Sado, que percorre a estrada de Santo Ovídio, entre o Alto do Faralhão e a Bomba de Combustível de Santo Ovídio, numa organização conjunta de Estrelas do Faralhão Futebol Clube, Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense e Associação Desportiva e Cultural Os Veteranos de Santo Ovídio. Pelas 17h00, na sede do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, há música com o baile do duo musical Ricardo & Jorge e a eleição da Rainha das Matrafonas.

Enterro do Bacalhau pelas ruas

A autarquia realça também a noite de Carnaval, que será assinalada na segunda-feira, dia 12, com baile de Fátima Dias, às 21h00, no Alto da Guerra Sport Club, e espectáculo de karaoke e concurso de máscaras, à mesma hora, na sede do Núcleo Recreativo e Desportivo “Ídolos da Praça”. Às 21h30, realiza-se o Baile de Carnaval do Grupo Desportivo Independente, animado por Luís Rosa.

A animação será “redobrada” na terça-feira, dia 13, na Praça de Bocage, entre as 14h00 e as 17h30, “com a boa disposição das mascotes Mickey e Minnie e uma sessão fotográfica com adereços divertidos com a oferta das fotografias impressas no momento”. Às 16h00 o Mágico Banana volta a subir ao palco e haverá ainda um desfile de Carnaval com as crianças em palco.

“A diversão de terça-feira tem outros momentos ao longo do dia, a começar às 10h00, com uma arruada da Associação de Acordeonistas de Portugal, no Mercado 2 de Abril. À tarde, a partir das 15h00, o espaço comercial anima-se com um baile sénior e um concurso de máscaras. À mesma hora, os Foliões do Sado voltam a sair à rua, desta vez na Rua Principal das Praias do Sado”, sublinha a edilidade.

Na quarta-feira, 14, decorre o tradicional Enterro do Bacalhau, previsto para as 21h00, a partir do Grupo Desportivo da Fonte Nova, com muita animação pelas ruas do bairro, e entre o Grupo Desportivo Amarelos e o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

O programa Carnaval de Setúbal 2018 é promovido pela Câmara Municipal com o envolvimento das juntas de freguesia e do movimento associativo.

- Pub -

Queremos saber a sua opinião.