Faleceu Raúl Coelho, presidente da Assembleia Geral da Misericórdia de Alhos Vedros

1
172
visualizações

A Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, concelho da Moita, acaba de comunicar o falecimento de Raúl Coelho, que presidia à Assembleia Geral da instituição. “Figura ímpar da nossa comunidade, dedicou a sua vida ao serviço da saúde e dos cidadãos do município da Moita”, lembra a instituição, em comunicado. O corpo encontra-se em câmara ardente na Capela da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, sita no Largo da Misericórdia em Alhos Vedros, sendo que o funeral realiza-se amanhã, a partir das 16h30, dirigindo-se ao Cemitério Municipal do Vale da Amoreira, informa a Santa Casa.

- Pub -

Raul Augusto de Carvalho Coelho, nasceu em Paranhos da Beira (Seia) a 13 de Abril de 1931. Licenciou-se em Medicina e Cirurgia em Julho de 1960 pela Faculdade de Medicina de Lisboa – Hospital Escolar de Santa Maria e iniciou a sua actividade como médico no seu consultório e no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, freguesia onde residia.

“De regresso à sua actividade profissional, concorreu e foi nomeado em 1967 Médico do 3.º Partido Municipal da Moita com sede na Baixa da Banheira, participando activamente na campanha de Profilaxia e Rastreio da Cólera e dedicando-se então ao tratamento dos mais pobres e desfavorecidos ao lado de quem esteve toda a sua vida quer como médico quer como homem”, recorda a Misericórdia de Alhos Vedros.

Raúl Coelho foi Médico do Dispensário Materno-Infantil em Alhos Vedros e Baixa da Banheira e especializou-se em Pediatria em 1976 com aprovação por Unanimidade, tendo concluído o curso de Saúde pública no ano lectivo de 1976/77 pelo Instituto Superior de Higiene e Saúde Pública Dr. Ricardo Jorge com Aprovação.

De um vasto currículo, destaque para a nomeação de coordenador dos núcleos de educação alimentar e saúde escolar e coordenador do núcleo de educação para a saúde e do grupo operativo CINDI – Projecto de Saúde Integrado para a Promoção da Saúde e Melhoria da Qualidade de Vida das Populações em 1988. Foi presidente das Juntas Médicas de Avaliação de Incapacidades dos Concelhos da Moita, Barreiro, Montijo e Alcochete desde Maio de 1996.

Raúl Coelho desenvolveu a sua actividade profissional até aos seus últimos dias de vida.

Foi distinguido pela Câmara da Moita com a Medalha de Ouro do Município pelos serviços prestados à comunidade em 2001, tendo sido também presidente da Comissão Executiva das Comemorações do 5.º Centenário da Fundação da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros. Presidia actualmente à Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, no seu quinto mandato.

- Pub -

1 COMENTÁRIO

  1. O Dr. Raúl Coelho, para além de um óptimo médico, foi um excelente cidadão, bom esposo, bom pai e bom avô. Não passou no mundo por passar, pois deixa uma boa obra que é um exemplo de cidadania. Sentidos Pêsames a toda a família e aos Amigos que o perderam, mas não para sempre, porque o Dr. Raúl pertence ao escol das pessoas que não morrem. Um eterno abraço.

Deixe uma resposta